segunda-feira, 3 de maio de 2010

Bananal é bom demais!

Até parece nome de doce de banana, mas na verdade Bananal é uma cidade histórica do interior de São Paulo. Mais próxima da capital fluminese que da sua própria, a cidade já foi a rainha do café no século XIX.

Fazenda Boa Vista

A imponência dos tempos idos está presente em cada esquina, nos casarões com abacaxis decorativos nas sacadas (símbolo de prosperidade na época), e nas majestosas fazendas, que hoje servem de locação para novelas, seriados e filmes. Uma pena que a importância desta cidade tenha ficado só na lembrança, e que pouco seja investido no turismo local.

Aquele que visitar a cidade terá uma sensação de impotência ao ver parte importante da história do país perecer, apesar do esforço da população local.

Ali se encontra a mais antiga farmácia (1830) ainda em funcionamento. O proprietário, Seu Plínio, abre o local a visitação pela módica quantia de três reais (na foto está dois, mas está desatualizada). Apesar do estabelecimento constar das placas de pontos turisticos da cidade, ele não recebe nenhum apoio para a manutenção. A Pharmácia Popular, funciona, como museu, famárcia e antiquário, onde pudemos adquirir como lembrança da cidade um moedor de café antigo.

Eu poderia falar por horas de uma cidade tão fascinante por suas belezas naturais e históricas, ou pelos desmandos políticos que a prejudicaram. Mas deixo vocês com uma pontinha de curiosidade para que possam desfrutar pessoalmente dos maravilhosos queijos locais (um parmesão incomparável), as conservas, o artesanato, a comidada de fazenda, enfim, tudo de bom que esta cidade mágica pode oferecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.