segunda-feira, 10 de maio de 2010

Praticidade e sabor pra reunir grandes famílias

Ontem foi dia das mães, e como de praxe na maioria das casas brasileiras, foi feito o almoço do dia das mães. Quando a mãe, finalmente, não vai pra cozinha. Neste dia ela é a rainha e os filhos são seus súditos que devem satisfazer seus desejos.

Como recebemos várias mães (a mãe, a vó, a tia) além dos seus respectivos filhos, a casa ficou cheia. E cozinhar pra muita gente sempre é um risco de perder a mão ou ficar morto e não curtir a festa.

Por isso, segui o conselho da minha mãe e fiz uma bela macarronada com duas opções de molho: à bolognesa e  berinjela. Para entrada uma salada verde variada com tomates cereja.

Molhos:
Faça um  molho ao sugo de início como no vídeo do molho de tomate caseiro
  1. à bolognesa: 800g de pá moída sem gordura, molho ao sugo de 6 tomates, 100g de azeitona verde sem caroço, hortelã fresca à vontade, pimenta a gosto e sal.

    A primeira coisa é refogar toda a carne. Eu fiz na panela de barro, então devemos colocar a panela no fogo cedo e deixar ficar bem quente. Não é preciso usar nem uma gota de óleo, apenas a própria gordura da carne. Ao colocar a carne na panela bem quente, a gordura irá se desprender e dar sabor à carne. Faça o refogado aos poucos para a carne não sorar (soltar água). Refogue aos poucos e reserve cada parte. Mexa bem a carne durante o refogado para que ela não forme bolotas e fique bem soltinha. No fim junte tudo, regue com o molho de tomate caseiro, salpique a hortelã fresca picada e a azeitona cortada em rodelinhas. Misture bem e tampe por cinco minutos. Salgue por último, prove e sirva. O bom da panela de barro é que além de dar mais sabor e manter o calor da comida, ainda pode ser levada à mesa.
  2. de beringela: 4 berinjelas grandes, uma cebola grande, molho de 6 tomates, azeite de oliva extra virgem, pimenta a gosto e sal.

    Corte as berinjelas ao comprido, para que ela siga o movimento da massa. Faça cortes finos compatíveis ao macarrão que você fizer. Corte a cebola em rodelas finas. Use uma panela tipo wok (você vai precisar de espaço para trabalhar) e faça um refogado da cebola no azeite. Reserve. Em seguida, refogue a berinjela com a ajuda de duas colheres de pau. Trabalhe a berinjela no calor e azeite até que ela fique maleável como a massa; só então junte a cebola refogada o molho e os temperos. Deixe cozinhar tudo por mais cinco minutos e sirva.
Só cozinhe o macarrão depois que os molhos estiverem prontos. Sirva com um parmesão de qualidade, ralado na hora (eu usei o comprado em Bananal - incrível, o melhor que já comi). Quando colocar a massa na travessa misture folhas de majericão fresco. O calor da massa fará soltar o aroma da erva, é maravilhoso.

Harmonizamos com um delicioso Merlot, Concha Y Toro, oferecido pela minha amiga francesa Anne Bourduge, em seu primeiro almoço de dia das mães no Brasil. Um brinde à todas as mães, as ausentes, as presentes, as maravilhosas e as nem tanto. Afinal, mãe é ser humano, e esse negócio de dizer que as super mães são perfeitas, na verdade acaba sendo uma crueldade com elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.