segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Macarrão caseiro para celebrar o dia da macarronada!

Fazer macarrão pode ser mais simples do que você imagina. Para quem já aprendeu a fazer pão vai ser mais fácil ainda já que o princípio é o mesmo. Você só precisa de um dia livre e um pouquinho de boa vontade.

Há tempos que queria externar o meu desconforto com esses programas de culinária que parecem uma competição de quem é mais ágil. Fazer comida não é uma corrida de obstáculos e sim um prazer lúdico, e cada prato tem o seu tempo de preparo que deve ser respeitado.

Separe os ingredientes que usaria para fazer um pão:

  • 500g de farinha de trigo
  • 2 ovos
  • 50ml de óleo
  • sal à gosto (eu costumo usar duas pitadas cheias) 
  • maisena para polvilhar

Na receita de macarrão não vai água nem fermento porque a massa deve ficar mais firme que a massa de pão. Mas você pode adicionar ervas, e outros temperos para dar sabor à sua massa. Querendo adicionar tomate ou espinafre substitua um ovo pelo equivalente em ml. Em média seria 50 ml de molho de tomate ou de espinafre.

Misture os ingredientes e sove bem até que tenha uma massa homogênea e firme. Deixe descansar por uma hora.

Polvilhe a superfície com maisena para a massa não grudar, mas cuidado para não ressecar tanto a ponto de quebrar. Deve ter uma consistência elástica. Abra a massa até a espessura que lhe agradar, se tiver pouco espaço divida-a em partes iguais. Corte-a como um quadrado. As sobras você pode unir às ouras partes e a que sobrar você irá usar como prova. Deixe descansar por mais uma hora.


Polvilhe a massa com maisena e enrole. Corte na largura de sua preferência e estenda as tiras num varal de roupas para secar bem. Em geral estará pronta em uma hora, mas isso depende da umidade do ar da sua cidade.

Depois de seco pode ser congelado ou guardado em sacos plásticos bem fechados na despensa. Caso seja feito para ser cozido de imediato, perceba que seu cozimento é rápido, em dois ou três minutos está pronta sua massa.

Adicione o molho de sua preferência e faça a festa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.