quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Para cozinhar bem é preciso comprar bem

Ir ao mercado pode ser uma tarefa insuportável. Por vezes deixamos comidas estragando na geladeira e outras na despensa que nunca sabemos como usar. Quando isso acontece, e a gente não tá aí pra jogar dinheiro fora, nos sentimos movidos a só comprar guloseimas e coisas práticas de cozinhar, mas que não tem nenhum valor nutritivo.


Para você não deixar suas preciosidades perecerem no refrigerador ou perderem a validade no armário, reuni algumas dicas para otimizar suas compras e facilitar o consumo das coisas boas que você adquiriu na feira ou no mercado.

A primeira coisa é saber que compras de mês são para produtos não perecíveis. Alimentos frescos devem ser comprados semanalmente e sempre variados de uma compra para a outra. Fazer pequenas compras semanais é muito bom porque garante que tenha sempre alimentos frescos em sua casa.

Procure variar esses itens para não sobrecarregar o organismo com um só tipo de fruta, verdura ou leguminosa. Temos o péssimo hábito de exagerar naquilo que gostamos. Por exemplo: Batata - quase todos gostam de batata e a usam com tudo. Batata frita, cozida, assada, à dorê, purê, palha.


Experimente variar assim: uma semana você compra batata, na outra, aipim, na outra inhame, na outra você pode fazer uma polenta grelhada que também substitui a batata frita.

O mesmo vale para as frutas. Compre ao menos dois tipos diferentes cada vez que vai ao mercado. Crie o bom hábito de comer frutas no café da manhã. É uma rica fonte de fibras e vitaminas. A cada compra que fizer aproveite para experimentar as que você não conhece. A natureza nos oferece uma infinidade de frutas maravilhosas e sempre acabamos comendo só banana, mamão e maçã. Vamos variar!


Antes de fazer a lista de compras prepare mais ou menos o cardápio. O que você e/ou seus familiares gostariam de comer diferente esta semana? Pensar o cardápio antes de fazer as compras evita que você compre ingredientes que não tenham aplicabilidade imediata. Assim não irá deixar nada estragar, porque ao pensar o que querem comer você sabe o que tem na dispensa para preparar tal prato.

Procure comer primeiro as coisas mais perecíveis. Por exemplo: carne moída não dá pra ficar para o dia seguinte. Estraga mesmo e é perigoso. Se quiser congelar a carne terá que cozinhá-la primeiro.

Verduras não podem ficar muito tempo na geladeira. Cheiro verde e pimentão podem ser congelados, para usar não é preciso fazer o descongelamento. Peixes devem ser consumidos logo, a não ser os salgados.

Compre alimentos frescos da época e de preferência de produtores locais.

Qualidade deve estar sempre à frente de quantidade. Alimentos ricos nutricionalmente satisfazem com porções menores. Você pode pagar mais num produto de melhor qualidade e se alimentar melhor do que se comesse muito de alimentos vazios.

Leia sempre o rótulo dos produtos embalados e certifique-se da validade. Evite fazer estoque, quando mais frescos ou recentes mais nutritivos serão os alimentos.

Boas compras!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.