Estão vendo essas folhas secas logo atrás de mim?
Resultado do desequilíbrio climático.
Mas os chuchus estavam lindos assim mesmo
Vocês sabiam que chuchu é fruta e é cultivado em parreira como as uvas? Sim, é verdade. Também me surpreendi quando descobri.
O chuchu, assim como o tomate são frutos. O que os categoriza dessa forma é o fato de serem constituídos de sementes revestidas pela parte comestível.
Na nossa última viagem ao Paraná, pude conhecer uma plantação de chuchu. Mesmo tendo o agricultor me dito que a plantação estava feia devido às chuvas, pra mim estava uma beleza. Nunca tinha visto um parreiral de chuchu e ainda por cima carregadinho.
O chuchu era o preferido dos Astecas na antiguidade pelo sabor suave e pela conveniência de poder ser consumido o ano todo. É rico em fibras e água e pouco calórico, excelente pra quem está fazendo dieta.
No Paraná e em Santa Catarina usa-se cozinhar o fruto dentro do feijão. Confesso que estranhei, prefiro refogado levemente no azeite de oliva com orégano, manjericão e cheiro-verde. É tão rápido de fazer e fica de um sabor incrível. O chuchu é como uma truta, de carne delicada e sabor suave, se prestam perfeitamente à aplicação de temperos aromáticos. Outros alimentos de sabor mais proeminente dispensam temperos.
A arte de cozinhar consiste em saber quando o alimento pede tempero ou quando dispensa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário