quinta-feira, 23 de abril de 2009

Cuidado com notícias que assustam

Chamadas sensacionalistas como:

"Nos EUA, mulher quase perde a perna por comer fruta demais" - manchete do
g1.globo.com
"Panelas antiaderentes podem causar infertilidade" - reportagem da
Band News

podem gerar um comportamento extremista no consumidor de notícias.

Reparem que na matéria do G1, a chamada contém a palavra "demais". Isso é o mais importante. Ninguém vai perder a perna por comer frutas, mas sim se comer demais. Já disse aqui muitas vezes e não canso de repetir, o nocivo é o excesso. Com equilíbrio nada fará mal.

Quem se interessar em ler a matéria do G1, vai ver que a mulher em questão tinha um histórico de trombose na família, o que reforça minhas orientações de que cada um deve conhecer bem o seu organismo antes de ingressar em qualquer dieta. Alimentos são como remédios garantem a boa saúde desde que bem administrados. O que faz bem a um pode ser fatal para outros.

Ainda nesta matéria, a mulher afirma que agora nunca mais vai comer toranjas. Outro grande erro. Não é preciso cortar a fruta da dieta, apenas não fazer uma dieta só dessa fruta.

Já a reportagem da Band News, que pode ser vista e revista no youtube, trata de um tema delicado com extrema superficialidade. Inclusive iniciando com a informação de que os estudos nesse campo ainda são insuficientes. De fato as panelas de teflon (resina preta que torna as panelas antiaderentes) provocam infertilidade nas mulheres, mas os índices ainda são muito baixos. Reparem que a panela da entrevistada está com a resina descascada , aí é que está o perigo.

Panelas de teflon de baixa qualidade soltam a resina, e ao ingerir o alimento com a resina o organismo irá absorver as substâncias contidas nela provocando a infertilidade.

Panelas de alta qualidade, que não soltam a resina não oferecem riscos. Certifique-se de que sua panela teflon não está descascando, caso contrário descontinue o uso. Panelas de barro e pedra sabão são alternativas antiaderentes sem riscos à saúde.

Confira as notícias citadas neste post:
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1086422-5603,00-NOS+EUA+MULHER+QUASE+PERDE+A+PERNA+POR+COMER+FRUTA+DEMAIS.html
a matéria da infertilidade pode ser vista no seguinte link do youtube
http://www.youtube.com/watch?v=46fsRdGnKOw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.