sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Dia Mundial da Alimentação - todos juntos contra a fome


A data comemorada há 27 anos, hoje conta com mais de 150 países na celebração da mobilização mundial para o combate à fome. Num momento em que a fome e a insegurança alimentar  afetam cerca de 800  milhões de pessoas no mundo.


O tema deste ano é “Alcançar a Segurança Alimentar em Tempo de Crise”, mas o governo brasileiro, não tem nenhuma programação agendada em seu site oficial. O link da celebração no site do governo direciona para um site espanhol. Sendo a participação efetiva do governo brasileiro neste evento datada de 2007.


Num país como o Brasil, onde 14 milhões de pessoas sofrem com a fome ou insegurança alimentar (situação não menos grave), chega a ser ofensivo que o governo diga em seu site oficial que "No Brasil, milhares de famílias têm motivo especial para celebrardata. Elas são beneficiárias dos programas inseridos no Fome Zero".


Quem teve a oportunidade de assistir o filme Garapa (trailer)de José Padilha, pôde refletir sobre a eficiência de um plano assistencial que é mal distribuído e realizado com deficiências no que tange, entre outros fatores, ao serviço social.


Mais do que comemorar temos motivos é para nos mobilizar. Essa semana foram postados artigos aqui que denunciam o desperdício de alimentos por parte de comerciantes e consumidores. Celebremos sim, o nosso encontro em busca de solucionar esse problema, e não um programa que atende a poucos e de forma tão indigna e precária.


Qual têm sido a sua contribuição no combate à fome?


Abaixo assinado Alimentação:direito de todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.