quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

A gastronomia de Monteiro Lobato - Talhada

Para quem não sabe (possivelmente não é brasileiro) Monteiro Lobato é um dos escritores mais influentes da literatura brasileira do século XX. Principalmente no que concerne a literatura infantil, mas tendo muitos escritos relevantes para a leitura adulta também.

Vindo do interior paulista ele revela em sua literatura muito da cultura brasileira, como as relações familiares, alimentação, desenvolvimento das cidades e críticas políticas.

Tia Nastácia era uma personagem negra que cozinhava para a família. Sua fala é bem característica dos sábios não cultos. Ler Monteiro Lobato é sempre uma gostosa aula do sociologia sobre o Brasil.

Na história A Segunda Jaca aprendemos com ela a fazer "talhada", um doce feito de açúcar mascavo (rapadura ralada), farinha de mandioca e gengibre. O último ingrediente é o toque da Tia Nastácia.

O trecho abaixo retiro do livro Fábulas - A segunda jaca, com alguns comentários meus para facilitar a execução da receita.

Talhada era um dos doces que a boa negra fazia: misturava melado de rapadura (mascavo derretido na panela) com farinha de mandioca e derramava aquilo ainda quente sobre a tábua de amassar pastel (poderia ser sobre qualquer superfície lisa) , numa camada aí de um centímetro de espessura; depois que o derrame esfriava e endurecia ela o "talhava" com uma faca em quadrinhos ou losangos. Muita gente faz talhada só com melado e farinha. Tia Nastácia, não! Punha também gengibre, porque "se não leva gengibre, não fica sendo da "legite" (legítima) costumava ela dizer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.