quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Olha o mate!


Foto de Patrícia Kappen

Aqui no Rio de Janeiro o calor está além da conta. Sensação térmica de 50 graus é uma coisa que já faz parte do cotidiano carioca, ao menos nesse verão. Isso pra não falar nos dias em que os termômetros, de fato, marcam esta temperatura.


Para ajudar a espantar esse bafo quente, falamos hoje de algo muito comum nas praias daqui: o chá mate gelado, vendido em galões. Recentemente o mate esteve envolvido numa polêmica: o prefeito Eduardo Paes chegou a proibir sua venda em galão, nas praias. Mas, se tratando de uma tradição carioca, e depois de muita reclamação dos banhistas, ela voltou (os também tradicionais queijo coalho e o espetinho de camarão continuam vetados). Basta haver uma boa fiscalização da Vigilância Sanitária sobre os vendedores de mate cadastrados.

Nem preciso dizer que o mate feito em casa é muito mais saudável do que refrigerantes e demais bebidas industrializadas. Ele é melhor que o próprio mate vendido já pronto, por possuir em sua composição apenas folhas e talos de erva-mate tostada (a torrefação é a única diferença deste mate para o mate para chimarrão e para tereré). Em qualquer supermercado você pode encontrá-lo, com cada pacotinho rendendo até 12 litros de chá.

O mate traz uma série de substâncias benéficas à saúde. Possui cafeína, estimulante natural, além de sais minerais (potássio, cálcio e manganês) e vitaminas C, D e as do complexo B. A erva é ainda um forte auxiliador digestivo, combatendo radicais livres e produzindo efeitos anti-reumáticos e diuréticos. Outro trunfo em sua composição é a presença de polifenóis, responsáveis pela forte ação antioxidante do mate, boa no combate ao envelhecimento das células e na prevenção de males como diabetes e doenças cardiovasculares.

Mas lembre-se que todo consumo deve ser moderado: em excesso, o mate pode provocar insônia, dores de estômago, perda de apetite, palpitações, entre outras coisas.

Fazer o mate gelado é muito fácil: basta colocar duas colheres de sopa cheias de erva em 1 litro de água quente, em infusão. Coe e pronto. Eu costumo adoçá-lo com açúcar mascavo e misturá-lo com sumo de limão (mas laranja e abacaxi também ficam muito bons). Dica para ficar ainda melhor: bata tudo no liquidificador, assim cria-se uma espuminha deliciosa.

Garanto que fica muito melhor do que o comprado pronto, seja em garrafa ou copinho!

Fontes:
http://ervamateonline.vilabol.uol.com.br/prop_terapeuticas.htm
http://blog.tudosobreplantas.com.br/2007/02/11/erva-mate/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.