segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

"Pérolas" do Fantástico - "dicas para comer menos"

Começamos bem o ano, ouvindo as abobrinhas soltas no canal mais assistido do país. Ontem, o programa Fantástico apresentou em um dos seus quadros a explicação de como o cérebro humano desenvolve o gosto e a vontade de comer.

Até aí tudo bem, de forma bem didática e simplificada pôde-se entender melhor o funcionamento do cérebro. Agora fechar o quadro dizendo para as pessoas diminuírem a variedade de nutrientes no prato, isso foi o cúmulo da irresponsabilidade.

Qualquer nutricionista orienta  que uma alimentação saudável passa pela variedade de nutrientes que a pessoa deve ingerir. O prato exibido pelo programa, constava apenas de arroz, feijão e salada verde. Uma opção saudável, mas incompleta, contrariando tudo que se sabe sobre nutrição.

Para comer menos o indivíduo deve desacelerar o ritimo, mastigar bem, comer com consciência. Para dar tempo do cérebro processar a nutrição das células. Faça um prato bem variado sim, mas coloque um pouquinho de cada coisa, sem pensar se vai ser suficiente a quantidade. Somente depois de ingerir a primeira porção é que você saberá se precisa comer mais ou não.

Algumas pessoas colocam comida demais no prato e acabam comendo demais por isso. Se você exagerar em todas as refeições, irá alargar o estômago e sempre precisará aumentar a porção. O ideal é perceber o quanto lhe satisfaz a cada refeição e se você fizer isso, irá perceber que precisa de bem menos comida do que imagina.

2 comentários:

  1. Uma emissora que diz que o flamengo é hexa não deve ser levada em consideração.

    ResponderExcluir
  2. Sinto lhe informar Gabriel, mas o FLAMENGO É HEXA!!!

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.