segunda-feira, 12 de abril de 2010

Arroz de cuxá sem azedinha ou "Vatapá Maroto da Pavuna"

Domingo é dia de marido na cozinha. Com a semana atribulada de afazeres, nem sempre é possível dar conta dos estudos de mestrado. Então, domingo é o meu dia sagrado da fruição intelectual, e por isso o dia do marido na cozinha.

Na última compra de cereais em loja de produtos a granel, o Bruno se animou de levar também meio quilo de camarão seco. Nunca tinhamos comprado, mas é fato que o camarão nordestino, aquele bem rosinha, é muito superior ao cinza, mais comum aqui no Rio de Janeiro. Por isso anima comprar o seco, melhor forma de adquirir com segurança o camarão que não é local.

Mas ficou o dilema: O que fazer e com o camarão seco? E como fazer? Como desalgar?

Ele fez uma pesquisa rápida na Internet e resolveu fazer o arroz de cuxá. Mas faltavam alguns ingredientes como a azedinha por exemplo.

Então surgiu da criatividade dele o "Vatapá Maroto da Pavuna". Não me perguntem o porquê dele dizer ser da Pavuna, localidade ainda não visitada  pela família Brasil. O importante é que ficou bom demais.

Tire as cabeças dos camarões e deixe de molho em água corrente por 20 minutos. Depois coloque de molho por mais 10 minutos em água gelada.

Cozinhe duas xícaras de arroz normalmente. Depois de pronto tempere com azeite, sal, cheiro-verde, linhaça e gergelim.

Refogue uma cebola inteira em azeite de oliva extra-virgem, junte o camarão no refogado, acrescente farinha de mandioca como se fizesse uma farofa. Misture o arroz, regue com um fio de dende e finalize com ervas a gosto.

Um comentário:

  1. Estava buscando algo sobre alimentos laxativos e encontrei este blog. Adoreeei e estou te segundo! Tenho um blog sobre nutrição, chamado Chá das cinco. Dá uma olhadinha la...

    ;]

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.