domingo, 9 de setembro de 2007

Do mal olhado ao AVC a pimenta é o melhor preventivo

Dedo de moça, do reino branca, do reino preta, do reino vermelha e verde, malagueta, calabresa... há tanta variedade, que tem até pimentas doces. E ao contrário do que muitos pensam, elas não fazem mal à saúde (a não ser quando consumidas em excesso), elas podem até fazer bem a saúde, pois estimulam as funções digestivas. São muito usadas como condimento e na produção de conservas. Na época das grandes conquistas, elas eram muito procuradas, porque como não haviam geladeiras, as pimentas e o sal eram usados na conservação dos alimentos.

Segundo pesquisa realizada pela American Dietetic Association, a pimenta possui um princípio ativo chamado capsaicina que ajuda na prevenção de acidente vascular cerebral, enfarte agudo do miocárdio e bronquites. Elas funcionam também como antiinflamatório, anticoagulante e por ser termogênico, auxilia na perda de peso. A capsaicina libera ainda uma carga de endorfina, produzindo uma sensação de bem-estar.


Mas não são todas as pimentas que fazem bem. A pimenta-do-reino não é benéfica, pois não se dissolve no organismo, e como normalmente é consumida em pó, acaba se alojando nas paredes do aparelho digestivo e provocando males à saúde, sobretudo a quem tem tendência a úlceras, gastrites, e predisposição para hemorróidas. Esses devem evitar principalmente a vermelha, por ser a mais ardida.


A pimenta só apresenta perigo para os desavisados que não sabem fazer a diferença entre os tipos, ou entre aqueles que a consomem em exagero, do contrário é de grande poder terapêutico para diversos males além de conferir um sabor todo especial à algumas receitas. Eu, não dispenso umas gotinhas de malagueta na feijoada. Descubra qual a sua preferência no uso da pimenta e desfrute sem medo do agradável rubor que ela provoca.


Outro bom uso da pimenta é contra o mal olhado. Tenha na entrada de casa uma pimenteira, dizem que se entrar uma visita mal intencionada na sua casa, ela puxa toda a energia negativa e seca. A plantinha morre pra proteger você e revelar quem está invejando ou colocando mal olhado na sua casa, os chamados: seca pimenteira.


Eita pimentinha boa !

2 comentários:

  1. Adoro pimenta, acabei de fazer uma receita ótima, fiz tapioca com guacamole, ficou delicioso. Guacamole com a pimenta dedo-de-moça. Delícia. Experimentem.

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.