domingo, 23 de setembro de 2007

Do cinema pra cozinha, a cozinha no cinema.

Tomates Verdes Fritos, Cheiro de Papaia Verde, Chocolate...


O leitor deve estar se perguntando se acaso eu estou listando as novas receitas do Gororobas. Nada disso! Em tempos de Festival do Rio 2007, o assunto que predomina em todo canto da cidade é cinema.
Os títulos acima, apesar de não constarem do programa do festival, são excelentes filmes que utilizaram da gastronomia no encaminhamento do roteiro. Para os cinéfilos gastronômicos, a lista se estende com Comer, Beber, Viver; Como Água Para Chocolate; O Banquete de Casamento; Vatel ; O Amor Está na Mesa; A Comilança ; O Cozinheiro, O Ladrão, Sua Mulher e o Amante; Tampopo – Os Brutos Também Comem Spaghetti; O Jantar; O Último Jantar; Delicatessen; O Fabuloso Destino de Amélie Poulain e o clássico A Fantástica Fábrica de Chocolates.
Especialmente sobre vinhos temos Mondo Vino e Sideways.
Cartaz do filme Super Size Me
Além da lista acima, que está longe de ser completa, devemos destacar o documentário 'Super Size Me - A Dieta do Palhaço'. Neste filme, o cineasta Morgan Spurlock se coloca no lugar de cobaia, submetendo-se a perigosa experiência de passar 30 dias se alimentando apenas em restaurantes da rede McDonald's, realizando neles três refeições ao dia. Engorda 11 quilos e vê sua saúde se desintegrar drasticamente no curto período de um mês.


A experiência é documentada diariamente e com acompanhamento médico completo, o que não deixa dúvidas ao espectador sobre a veracidade do relato audiovisual. Impossível não refletir sobre sua alimentação após assistir esse filme.

Na filmografia nacional temos títulos interessantes de conferir. Como era gostoso o meu francês (N. P. dos Santos, 1971) aborda a antropofagia (canibalismo) dos índios brasileiros; O homem que virou suco (J.B. de Andrade, 1980) alude a práticas culturais freqüentes na sociedade, como as de chavear portas de geladeira, limitar o espaço de alimentação a ambientes sub-humanos e conseqüentemente limitar a interação social centrada na comida.

Dona Flor e seus dois maridos (B. Barreto, 1976) usa de metáforas da ligação do desejo entre a mulher e a comida, uma cena que chama a atenção é quando Flor ensina a receita da moqueca de siri mole, enquanto a câmera passeia por seu corpo.
Cena do filme A Marvada Carne
A Marvada Carne (A. Klotzel, 1985), conta a história de um ingênuo caipira, deixando sua roça, em busca do prazer de comer carne e de encontrar uma noiva, sendo enganado por uma jovem que diz que seu pai carneará um boi no dia de seu casamento.




Imagem do Filme Culturas Estranhas


No Festival do Rio 2007, o filme Culturas Estranhas, de Lynn Hershman Leeson, trata de um misterioso caso de polícia que envolve comida geneticamente modificada. Hoje, no Estação Botafogo às 21:30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.