quinta-feira, 20 de setembro de 2007

A matéria prima é a comida, e o artista é você.

bichinho de fruta

Quem nunca fez um boneco de biscoito quando ainda era uma criança???
Pode ser que justo você esteja dizendo: Eu! Eu nunca fiz boneco de biscoito.
Mas mesmo você que não fez, já viu essa gostosa brincadeira em repetidos filmes natalinos.

Brincar de modelar massas de pães e biscoitos é uma maneira divertida de introduzir as crianças na arte gastronômica. Porém essa não é a única forma de unir seu talentos para as artes manuais no trato culinário.

O Carving é a arte tailandesa de esculpir em legumes e frutas. É um trabalho belíssimo que, além de deixar sua mesa muito mais bonita, vai servir de excelente terapia para aqueles que estão precisando se desligar um pouco do agito do dia-a-dia.

Você não precisa se tornar um Gard Manger (profissional responsável entre outras coisas pela finalização dos pratos em restaurantes da alta gastronomia) para soltar sua criatividade na arte de esculpir frutas e legumes.

Basta ter a mão uma faca grande, uma faca de legumes pequena e uma faca pena. As facas devem estar muito bem afiadas e esta última é a principal para fazer detalhes e acabamentos. Tenha também um boleador, aquele negócio de fazer bolinhas que vem junto de alguns descascadores de legumes e demoramos a descobrir pra que serve; um descascador de legumes, uma tábua e palitos de churrasco e de dentes e claro, frutas e legumes.

Escolha frutas e legumes graúdos e firmes. Nem verdes nem maduros de mais. Principalmente nas primeiras tentativas é bom usar legumes bem grandes, porque é mais fácil tendo uma área maior de trabalho. Tenha uma bacia com água e vinagre e sempre que tiver que descascar o alimento deixe-o um pouco de molho na solução para não oxidar. Maçãs, peras e berinjelas oxidam facilmente o que dá um aspecto feio, escuro, como se já estivessem velhas.

Os palitos você irá usar para montar uma fruta na outra dando sustentação na peça. Por exemplo: Para fazer um boneco de frutas tira-se a coroa do abacaxi, espeta-se o palito de churrasco no lugar deixando um bom pedaço para espetar a pera. Para os olhos poderá usar uma jabuticaba partida ao meio sem caroço que será presa com os palitos de dente e assim por diante.

Alguns alimentos já tem um desenho interessante que pode ser usado de forma criativa. Carambolas parecem estrelas, morangos corações, jabuticaba lembram olhos, pimentões formam florzinhas, cravos são variações das estrelas, pêras tem o formato de um rosto, ou visto por outro ângulo até do tronco de uma mulher, os exemplos são muitos e você poderá descobrir tantos outros.

Peças com casca são mais para decoração da mesa e ninguém se anima de comer, já as trabalhadas delicadamente direto na carne da fruta acabam sendo devoradas mesmo. É uma brincadeira divertida de se fazer com as crianças que acaba estimulando o importante consumo das frutas.

Agora solte sua imaginação e relaxe, a cozinha é toda sua.

Para quem se interessou em fazer cursos desta arte selecionei alguns links interessantes onde poderá obter outras informações.

Links úteis


http://www.carvingstudio.com.br/ferramentas.php
http://www.opcaoturismo.com/reportagens.php?id=202
http://www.mesaearte.com/galeria_fotos.php?categoria=6
http://www.arteemfrutas.com.br/index.php?cont=cont_maleta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.