sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Pergunta que eu respondo

Alimentos ricos em ômega3
Salmão, ovos, nozes, algas, etc
Alini Ploszaj pergunta:

Que peixe você costuma usar no dia a dia?

R: Não acho legal criar hábitos alimentares, porque isso empobrece a dieta de nutrientes. O bom mesmo é variar ao máximo.

O consumo de ômega três é muito importante, principalmente pra mulheres e mais ainda no período de gestação quando o feto rouba todo ômega três da mãe e por isso, por falta desta substância, muitas mulheres sofrem de depressão pós parto.

As melhores fontes de ômega 3 são salmão, sardinha e carne de avestruz. Por isso comemos muito sardinha e salmão, mas adoro, simplesmente adoro namorado. Ele tem um sabor levemente amanteigado que realça com o mínimo tempero.

Para moquecas só cação mesmo, não tem jeito. Cuidado ao usar cação por que ele cozinha muito rápido e pode desmanchar.

Em Curitiba e em Santa Catarina os avós do Bruno sempre fazem tainha assada e fica uma delícia, só que tem um sabor muito forte e convém não exagerar nem no tempero nem no consumo.

Leandro Carlota pergunta:

Bom dia! Bruna. Gostaria de saber se você tem receitas, de como se prepara ovo de Avestruz, ou se tem alguma opção em cardápio?

R: Bom dia Leandro!!! As receitas mais usadas para o ovo de avestruz são as de omelete. O motivo é o tamanho excessivo do ovo, que chega a equivaler a 24 ovos de galinha. Fazer um ovo frito desse tamanho não seria legal já que na hora de repartir alguns ficariam apenas com a clara.
Outra opção é a de fazer mexido. Eu adoro ovo mexido e rende tanto quanto a omelete. As receitas de omelete ou ovos mexidos segue a mesma linha das receitas de ovo de galinha, não tem mistério, só que a casca é muito dura e vai te dar um pouco mais de trabalho até você pegar prática.

Para omeletes prefiro bater as claras em neve, além de ficar mais bonita, comporta recheio já que fica mais alta. Frite em caçarola e não em frigideira e não precisa virar. Use o fogo baixo e tampe, em poucos minutos estará pronta.

Espete um palito ou mesmo uma faca para ver se está no ponto, como fazemos com bolos. Se o palito sair seco está no ponto de servir. Vire numa travessa e sirva. Grandes chefes fazem ovos mexidos quase crus. Detesto ovo cru! Ovos mexidos podem ter o ponto ao gosto do cliente, assim como se faz ovos fritos com gema mole, dura ou ao ponto, os mexidos também podem variar.


comparação entre
ovo de avestruz e ovo de galinha
Quem tiver interesse em fazer outras perguntas pode enviar para veigabr@hotmail.com , responderei diretamente em e-mail resposta, compartilhando com os demais internautas posteriormente neste espaço. Podem também deixar suas perguntas diretamente aqui no espaço para comentários.

7 comentários:

  1. gostaria de saber alguma outra receita para o ovo de avestruz, que nao seja ovo mexido ou omelete, tem mais alguma outra receita que me possa fornecer ?

    fernandu20@yahoo.com.br se for possivel me mande um email com a receita!

    agradeço des de já

    ass: Fernando

    ResponderExcluir
  2. Fernando, o ovo de avestruz é como outro ovo qualquer, só que muito maior. Então qualquer receita que leve ovo de galinha pode ser susbstituído por ovo de avestruz na proporção. Como um ovo de avestruz equivale a duas duzias de ovos de galinha, vc poderá encontrar praticidade para fazer receitas que pedem uma grande quantidade de ovos com os bolos de páscoa poloneses.

    ResponderExcluir
  3. Ótavio quer receita para fazer com ovo de avestruz por comentem brigadinhuuuuuuu

    ResponderExcluir
  4. Onde compro ovo de avestruz para fazer uma omelete gigante?

    ResponderExcluir
  5. Bom Liliam, isso é muito relativo, depende de onde você mora. A carne é mais fácil de achar que o ovo, por ser comercializada em diversos mercados. Já o ovo você pode tentar encontrar produtores próximos da sua cidade, ou distribuidores on line. Desculpe se não pude ajudar muito.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. Será que dá pra fazer 10 bolos com um 0vo de avestruz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da receita do bolo. Há bolos que nem usam ovos. Se o bolo pedir 3 ovos, não vai dar, é só fazer as contas.

      Excluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.