segunda-feira, 28 de abril de 2008

Que se faça justiça ao Vinagre!

Quem assistiu ao Fantástico de ontem, programa dominical da emissora de maior audiência do país, ouviu o Drº Bactéria dizer que vinagre não desinfeta os alimentos. Será que ele tem razão?

O vinagre é um produto conhecido há muito tempo, as primeiras referências datam de 8000 anos a.C. Na época, tratava-se de um condimento muito aproveitado devido às propriedades benéficas ao organismo humano e à sua importância na alimentação.

Foi muito utilizado também como medicamento para tratar de disfunções respiratórias, feridas e úlceras, devido às suas propriedades desinfetantes e antiinflamatórias.

Na cozinha, o emprego do vinagre era generalizado e constante. Nas guerras, o vinagre era recomendado aos soldados, principalmente quando atuavam em ambientes úmidos, fazendo parte da ração diária, para prevenir possíveis contaminações microbiológicas, para desinfetar e temperar os alimentos.

Nas epidemias de cólera que ocorreram, o vinagre foi utilizado para desinfecção das mãos e dos alimentos, antes e depois do contato com os doentes. Estudos posteriores mostraram que um vinagre com 5% de ácido acético é letal para os vibriões da cólera, quando em contato por cinco minutos.

Cientistas têm mostrado que se for adicionado vinagre de cidra à água onde está mergulhado um osso, o cálcio do osso será extraído e ficará depositado no fundo recipiente. Daí ser muito indicado no tratamento de cálculo renal.

Hipócrates, o pai da medicina costumava tratar seus pacientes com esta bebida. Utilizada como desinfetante e, inclusive, ainda hoje, alguns hospitais fazem uso do vinagre que tem assegurado sua eficácia não apenas em matéria de saúde e suas qualidades nutrientes, mas também por sua composição competente para fins antisépticos.

Cada tipo de vinagre apresenta diferentes teores de acidez, o que altera seu poder desinfetante e antiséptico. Na dúvida prefira os de cidra para esse fim.


Algumas fontes interessantes:
http://www.todafruta.com.br/todafruta/mostra_conteudo.asp?conteudo=12447
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702006000100009
http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Vinagre/SistemaProducaoVinagre/historia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.