quarta-feira, 14 de maio de 2008

Bons hábitos para uma vida saudável

Assim que acordar, antes do café da manhã, tome uma xícara de chá verde com o suco de um limão inteiro.

Comece o café da manhã com uma fruta, varie o tipo a cada dia.

Quando for passar ao café com pão propriamente dito, já estará saciada a fome, e poderá comer apenas o necessário. Uma pequena xícara de café (de goma arábica para não dar acidez no estômago), sem açúcar, ou adoçado com stévia ou açúcar mascavo e uma fatia de pão light 7 grãos ou pão preto com linhaça.

O pão pode receber o recheio de sua preferência, já que não irá abusar da quantidade mesmo. O ideal seria requeijão light ou geléia caseira.

Entre o desjejum e o almoço, coma uma fruta de sua preferência.

Meia hora antes do almoço 3 nozes ou castanhas.

Não beba líquidos às refeições, eles resfriam o organismo dificultando a digestão, além de diluírem o suco gástrico.

Comece o almoço com uma boa salada verde, temperada com azeite de oliva extra virgem.
Seja qual for o prato principal, uma salada verde é sempre uma boa pedida de entrada.

Procure não repetir alimentos presentes no almoço do dia anterior, diversidade na alimentação evita intoxicação. Carnes vermelhas devem aparecer num intervalo de 10 dias, para dar tempo de sua total depuração no organismo.

Após o almoço tome uma xícara de chá digestivo ou café. O café é uma boa pedida para quem vai voltar ao trabalho logo após o almoço, evita a incômoda sonolência do início da tarde.

Entre o almoço e o jantar coma uma fruta de sua preferência.

No jantar evite alimentos proteicos, que exigem muito da digestão. O ideal é jantar até 18 horas, mas não sendo possível, quanto mais tarde, mais leve deve ser a refeição. No inverno uma boa pedida são caldos e sopas, no verão saladas ou pratos de legumes (couve-flor gratinada; yakisobas, arroz de brócolis, etc).

Para a ceia, uma xícara de chá verde com camomila ou hortelã ou erva-doce - a erva de sua preferência para dar uma sabor especial antes do sono. ( o chá verde entre muitas propriedades previne cáries e afecções bucais) Para acompanhar, um bolinho ou biscoito caseiro.

Essas dicas são de uma alimentação base. Seguindo esses passos como hábito, umas escapadelas não serão tão nocivas ao seu organismo, por não haver acúmulo de toxinas nele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.