segunda-feira, 12 de maio de 2008

Curiosidades sobre o uso da panela de barro

Quando comprei minha panela de barro das Paneleiras de Goiabeiras (Vitória - ES), meu grande amigo Frank Ferreira, me deu a dica de que quanto mais se usar a panela, melhor ela fica.

Pois bem, segui a sugestão e deixo aqui minhas descobertas:

A panela confere às receitas um toque amanteigado. Adoro manteiga, mas quase não uso por causa dos males que ela traz à saúde. Amei descobrir que misteriosamente a panela de barro desprende um sabor semelhante;

ela mantém o calor da comida por um bom tempo, dispensa rechaud, e fica linda numa mesa de decoração rústica;

quanto mais se usa, mais fica anti-aderente;

facílima de limpar, mais que qualquer outra panela. Mais leve que às de ferro, tão pesada quanto às de inox. Uso apenas pouco detergente biodegradável e uma escovinha, em poucos minutos está limpíssima. Continua quente depois de lavada e seca rapidamente sozinha, devido ao calor.

Pratos que já fiz na minha panela de barro:

Moqueca capixaba, vários risotos, abobrinha com ovo, yakisoba, carne moída,
molhos para massas, omeletes, sopas e caldos.

3 comentários:

  1. Eu também amo muito minha panela de barro. :)

    ResponderExcluir
  2. Tenho várias em tamanhos e formatos diferentes.Sou tão viciada nas minhas panelinhas que tem pratos que não consigo fazer em outra panela, o sabor e a textura ficam diferentes.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Concordo totalmente!!! Tenho 3 e adoro.

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.