segunda-feira, 14 de julho de 2008

Segredo pra o Nhoque dar certo

Muitas pessoas não acertam o ponto do nhoque, e não entendem porquê. Mesmo seguindo a receita direitinho, não dá certo. As vezes dá, outras não, mesmo fazendo igualzinho.

O segredo está no tipo da batata. Cada safra e cada espécie de batata apresentam um diferente grau de umidade. Quanto mais úmida a batata, mais farinha terá que usar, com muita farinha o nhoque fica pesado e pouco saboroso.

Quando você cozinha a batata, ela absorve boa parte da água. Então o ideal é cozinhar no vapor ou assar no forno. Eu gosto mais da segunda opção, assada a batata fica muito mais saborosa, mas cozinhar é mais rápido que assar.

Você vai precisar de:
1 kg de batata
Sal
2 ovos
Farinha de
trigo medida na mão aos poucos.

Esprema as batatas e salgue, enquanto ainda estão quentes. A batata quente absorve melhor o sal fazendo você usar menos.
Bata ligeiramente os ovos e misture ao purê de batata.
Acrescente a farinha ao poucos em pequenos punhados e peneirada. Amasse delicadamente até que fique tudo bem misturado e o purê não esteja mais grudando na mão.

Sobre uma superfície enfarinhada faça rolinhos com a massa.
Corte nhoques de 2cm de comprimento, com a ajuda de um garfo faça frisos nos nhoques, isso ajudará na aderência ao molho.
Cozinhe os nhoques aos punhados numa panela com bastante água, sal e um fio de azeite.
Quando subirem à superfície, retire-os com uma escumadeira e escorra bem.
Sirva com molho de sua preferência e polvilhe com queijo parmesão ralado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.