quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Hummmm...olha a cuca!!!

Cuca de uva da Méri - R$3,00

Cuidado com a cuca que a cuca te pega!!!


Pega mesmo, e pelo estômago. Foi assim que Méri Terezinha Pamplona Cordeiro conquistou seu futuro marido quando tinha apenas 15 aninhos, na pequena cidade de Rio do Sul, interior de Santa Catarina. O rapaz, de origem alemã, era apaixonado por doces, mas nem sua mãe nem sua sogra eram boas na arte da doceria.
Méri, então, fez um cursinho básico de culinária. O resto ficou por sua criatividade, talento e perfeccionismo. Não só conquistou o marido, como a cidade inteira. Quando teve sua primeira filha, ofereceu um belo café em agradecimento ao seu médico e logo os convidados já queriam fazer encomendas. Foi assim que Méri deixou o magistério para seguir a carreira de doceira de mão cheia. Em Jaraguá do Sul montou seu primeiro café, onde fez nome e amigos. Mudar para para uma agitada cidade turística como Balneário Camboriú foi um desafio. Na cidade industrial de Jaraguá ela era a Méri dos doces, no famoso Balneário pensou que seria apenas mais uma... será?



Começou abrindo uma portinha na rua 1900. Um ano depois mudou-se para um lugar um pouco maior na rua 1800, inicialmente uma "casinha caindo aos pedaços", onde ficou por 7 anos. Há dois anos está na rua 2400 numa casa linda decorada com primor pelo filho que mora na suíça. A delicadeza da decoração lembra mesmo uma primavera europeia, mas o acolhimento da casa é bem brasileiro.



Méri T.Pamplona Cordeiro
O diferencial dos doces de Méri está diretamente ligado à filosofia deste blog, slow food! Méri prefere manter a produção totalmente artesanal ao ingressar na ideologia industrial de crescer sem manter a qualidade inicial.




Na cozinha de Méri as cucas, bolos típicos da região, são batidas à mão e as demais massas em batedeiras caseiras. Todos os ingredientes são puros e selecionados. O fermento usado é o de pão, nada de química ou produtos industrializados. É a única confeitaria da cidade que faz doces para diabéticos.


Pedi a receita da cuca de uva para publicar neste post, mas a doceira me explicou que não usa uma receita pronta, ensinou suas ajudantes a usar a sensibilidade e o amor. Preferiu não dar a receita para evitar que alguém, ao tentar, acabe errando e desacreditando de sua mágica receita.



Então, queridos leitores, para deliciarem-se com esses quitutes amorosos terão de visitar a encantadora cidade de Balneário Camboriú. Outra boa notícia é que os preços da casa são ótimos, assim, você sai duas vezes feliz da casa de Méri.



Espaço para a família - segundo piso
Foto do site http://www.balnear.com/meridoces/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.