quarta-feira, 4 de março de 2009

Dicas econômicas

A crise financeira mundial parece que está mesmo chegando ao Brasil. E o pior, na mesa brasileira. Como sair do mercado com o carrinho cheio sem esvaziar o bolso?

O que vou dizer agora serve para todos os momentos, não só em épocas de crise.

Procure abastecer sua dispensa com alimentos naturais e da época. O alimento natural é muito mais barato que qualquer processado, e muito mais saudável também. Quando uma fruta ou um legume estiver caro, desconfie, você está pagando pelos agrotóxicos e outras químicas necessárias para o cultivo fora de época.

Pense em como irá consumir os alimentos antes de comprá-los, com um planejamento suas compras vão render mais. Escolha frutas que rendam sucos práticos como limão e laranja no lugar de comprar sucos prontos. Faça chás gelados e deixe na geladeira também é uma alternativa prática e saborosa às bebidas prontas.

Faça as compras num dia tranquilo e organize sua geladeira e dispensa para evitar que algo se estrague. As folhas devem ser lavadas e secas no mesmo dia. Cheiro verde e outras ervas frescas podem ser picados e congelados. Preferindo pode secar as ervas, vão durar uma eternidade sem perder suas propriedades. Para isso basta pendurar de cabeça pra baixo na sua cozinha.

A carne moída também deve ser refogada no mesmo dia. O ideal é consumir no mesmo dia que comprar, mas não sendo possível ela pode ser congelada depois de bem refogada, nunca crua.

O que economizar em frutas legumes e hortaliças da época pode investir em carnes e ovos orgânicos. Os alimentos de origem animal produzidos em larga escala foram submetidos a antibióticos, hormônios e estilo de vida nocivo à saúde do animal. Seus produtos são tão venenosos quanto os vegetais cultivados com agrotóxicos.

Tenha em mãos suas tabelas de sazonalidade de alimentos e boas compras.

No portal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento você encontra uma tabela completa da sazonalidade dos alimentos para ser baixada em pdf:

http://www.ceagesp.gov.br/produtos/produtos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.