Cozinhar com as crianças é uma experiência mágica, para elas e para nós também.
A criança que participa do processo de preparo dos alimentos fica mais aberta à boa alimentação.
O gosto é uma construção cultural. Observe que um bebe, em fase de transição da amamentação para a alimentação comum, aceita aquilo que a mãe lhe oferecer. Seu gosto vai se construir de acordo com as experiências que ele tiver com cada alimento.
Faça da alimentação do seu filho um ritual de amor e interação. O açúcar é totalmente dispensável e até não recomendável na introdução à alimentação comum. Muitos casos de cólicas em bebês são resultado da ingestão de açúcar refinado.
A idade ideal pro seu filho participar do preparo dos alimentos é a partir dos quatro anos, mas antes disso ele pode estar sentado em sua cadeirinha perto de você, assistindo todo o processo. Essa experiência vai ficar marcada em sua lembrança como algo positivo e sua relação com a comida será sempre boa.
Dos quatro aos oito anos não devemos encorajar o uso do fogão, por que acidentes podem ocorrer quando não estivermos por perto. Ensine-o a fazer as compras, a reconhecer cada alimento em seu estado natural, e em sua melhor forma para aquisição. Principalmente a reconher a diferença entre orgânicos e não orgânicos.
A partir dos oito anos, já podemos ensinar receitas que vão ao fogo, mas alertando dos perigos e aconselhando a sempre usar o fogão com a ajuda de um adulto. As melhores receitas nessa fase são pães, bolos e biscoitos. Alimentos que todas as crianças gostam, que podem ser levados pro lanche da escola, e que o fazer será uma grande brincadeira divertida.
Brincar com massa é um barato, e eles vão se sentir orgulhosos de estarem comendo o biscoito que eles mesmos fizeram.
Adorei a matéria de hoje!!! Muito útil para mim. Cada vez mais, usarei as informações e dicas do Gororobas no meu dia-a-dia. Obrigada.
ResponderExcluir