segunda-feira, 16 de março de 2009

O segredo da costelada gaúcha

A Costelada Gaúcha é um evento da Casa do Gaúcho que, há dois anos, se integrou com a Casa do Minho, que é um centro de integração luso-brasileira com 85 anos de tradição.

Nessa festa, que reúne tradições fundadoras da nossa história, é possível comer uma costelada gaúcha das mais autênticas, e é o organizador do evento, José Tadeu Maciel, que nos ensina os segredos para tentar fazer uma costelada à moda gaúcha.

A única carne que é salgada de véspera é a costela. A função é o sal conservar a gordura para, na hora de assar, ela não derreter antes de assar bem a carne, do contrário ficaria seca e dura.

Nunca se deve usar álcool para fazer fogo. os melhores combustíveis são gordura e osso, mas só se ainda estiverem crus. Os ossos e gordura já assados deixaria um cheiro de queimado que contaminaria a carne.

Ao comprar sua carne no açougue, peça para cortar em pé, a peça inteira. Para pedaços menores, o açougueiro terá de serrar o osso e nunca separar as costelas, assim ela ficará pronta muito mais rápido.

Ao colocar para assar, a parte magra da carne deve estar virada para o fogo, assim a gordura, ao derreter, vai cobrir toda a carne ao invés de ir direto pro fogo.

Em suas origens, o churrasco era apenas a carne e o chimarrão, atualmente se usa comer com farinha, mas o ideal é comer a carne pura mesmo. Já é uma iguaria muito forte, qualquer acompanhamento deve ser pensado em auxiliar a digestão, como abacaxi cru ou refrigerante natural de limão.

Bom apetite!

Contatos e maiores esclarecimentos quanto ao evento:
http://www.casadogaucho.com.br
http://www.casadominho-rj.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.