quarta-feira, 18 de março de 2009

Maionese vegana

Uma leitora deste blog entrou em contato pedindo uma receita de maionese vegana.

Partindo do princípio que maionese é uma pasta base feita de ovo cru, se faz impossível obter uma similar em sabor e textura.

O máximo que se pode fazer é encontrar receitas de outras pastas base, como tahine (feito de gergelim), e pastas de soja (à base de tofu, proteína de soja isolada ou leite de soja). A maioria das receitas ditas "maionese vegana" serão à base de soja.

Lembremos que a soja é um dos produtos mais desenvolvidos em versão transgênica. É muito difícil, atualmente, encontrar uma soja que não seja transgênica. Os riscos à saúde são vários, e o uso dos transgênicos é um tema muito pesquisado, que levanta muita polêmica.

Quem é adpto da dieta vegana não poderá comer maionese, tanto quanto não poderá comer carne. O intuito de substituir os produtos animais por similares veganos é outro tema muito polêmico.

Por que temos que mentir pro nosso inconsciente que estamos comendo carne ou tomando leite ou comendo maionese?

Dietas ligadas à filosofias devem trazer a filosofia à prática, se não seu corpo sempre vai pedir aquilo que conscientemente você quer repelir.

Aqui no Gororobas já postei uma receita filmada de tahine. Para obter uma pasta mais líquida, semelhante ao tahine industrializado e mais próxima da maionese, basta acrescentar mais água e continuar batendo.

Amanhã postarei uma receita de pasta base feita de tofu.

Por hoje você pode se deliciar com uma salada de batatas com tahine. Proceda como faria a salada com maionese, mas na hora da maionese você vai adicionar o tahine.

Bom apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.