quinta-feira, 19 de março de 2009

A soja é um grão cada vez mais consumido no mundo todo por pessoas que querem adotar uma dieta vegetaria. Estima-se que seja o grão com mais proteína que qualquer outro, mas para que o organismo absorva essa proteína, é preciso consumir alguns cereais combinados. Pode ser arrroz, trigo, milho, etc.

O consumo diário de soja tem sido associado, também, à prevenção e ao tratamento de algumas doenças cardiovasculares e algumas formas de câncer, como o de útero.

O problema é que devido à grade procura, desenvolveu-se uma indústria muito forte de produção de soja transgênica. A soja criada em laboratório não possui todas as propriedades da soja natural e ainda não se sabe todos os males qiue pode vir a causar no organismo.

"Quando o governo brasileiro autorizou a soja transgênica no país, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) teve que aumentar em 50 vezes a quantidade permitida de resíduo de agrotóxico na soja. Ou seja: ao comer a soja transgênica, os brasileiros estão comendo pelo menos 50 vezes mais veneno". (site do Greenpeace)

Achar a soja orgânica pode ser muito difícil, mas vale a pena. Aqui no Rio eu encontrei nos supermercados em prateleiras especializadas em produtos naturais.

Receita de pasta base de soja:

3 cenouras cozidas (200 g) - como a cenoura é para dar uma cor aproximada à
da maionese, pode ser substituída por batata baroa, mostarda, mas o patê é seu,
fique à vontade para adicionar o alimento ou tempero de seu gosto tanto no sabor
quanto na cor. As crianças adorariam com beterraba.
250 gramas de tofu
2 alhos crus descascados
1 col. (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
2 col. (sopa) de salsinha picada
sal à gosto

Drene o tofu, corte em cubos grandes, junte tudo no liquidificador e bata por alguns minutos. Pronto, pode reservar em pote de vidro e levar a geladeira por até duas semanas. Como não tem produtos de origem animal crus, não há risco de desenvolvimento de salmonelas.

Bom apetite!!!


Fonte eletrônica:
http://www.greenpeace.org/brasil/transgenicos/perguntas-e-respostas2/os-transg-nicos-fazem-mal-a-sa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.