sexta-feira, 20 de março de 2009

Quando o inimigo está oculto em nosso prato

Quando se adquire cálculo renal, o médico orienta reduzir o consumo do leite. A maioria das pessoas se espantam, "mas eu quase não tomo leite???", é a resposta.

Ocorre que mesmo quem não toma muito leite, toma iogurtes, come uma fatia de queijo no café ou no lanche, mais queijo na pizza, mais queijo ralado nas massas, isso sem falar nas massas que já tem queijo no recheio, como lasanhas.

Pães, bolos, biscoitos, são muitas as receitas que levam leite. Chocolates, doces em sua maioria. Quase tudo que comemos leva trigo, leite e açúcar ou sal.

Qualquer excesso pode desequilibrar nosso organismo. O exagero é o nosso maior inimigo à mesa. Por isso é tão importante produzirmos ao máximo aquilo que comemos. Quando cozinhamos podemos diversificar os ingredientes e ter certeza de uma alimentação variada e rica em nutrientes e sabores.

O leite pode ser substituído, na maioria das receitas, por água, sucos, leite de coco ou soja.

O trigo pode ser substituído por qualquer outro tipo de farináceo, como polvilho, amido de milho, farinha de arroz. Para cada tipo de farináceo o resultado será ligeiramente diferente, mas aí está o melhor, delícias de textura e sabores variados.

O açúcar refinado deve ser substituído sempre por adoçantes naturais, como açúcar mascavo, mel ou stévia. Nunca aspartame, o aspartame é uma substância química ainda mais perigosa que o açúcar refinado.

O sal só pode ser substituído pelo marinho ou flor de sal, mesmo assim, use-o com parcimônia.

O equilíbrio na mesa vai refletir o equilíbrio de um corpo são.

Bom fim de semana!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.