terça-feira, 31 de março de 2009

O segredo dos franceses para comer todas as delícias e se manter saudável

Quem nos revela o segredo dos franceses em aliar gorduras e doces à uma vida saudável é o Dr. Will Clower, no livro A não-dieta dos franceses, publicado no Brasil pela editora ELSEVIER.

Segundo Clower, o segredo está em comer comida de verdade e sem pressa. Os franceses nada mais que praticam o slow food, filosofia que já explicamos aqui em outros posts, e que consiste em priorizar alimentos não processados artificialmente e respeitar o tempo que o organismo precisa para fazer a digestão.

Por digestão se ente todo o processo de se alimentar, que começa quando escolhemos o que vamos comer. Nosso organismo nos informa sobre o que estamos precisando ingerir, e é assim que temos vontade de comer um determinado alimento e não outro.

Precisamos estar atento aos recados que o nosso corpo nos dá. Dores, desejos, cheiros, são sinais, informações que devemos aprender a decifrar e dar atenção.

Tudo é comunicação. O corpo avisa o que precisa ser ingerido, o aroma da comida informa ao cérebro que a alimentação já iniciou, sinta o cheiro de verdade, saboreie a comida, sinta o seu sabor e mastigue muito, muito bem. A mastigação é uma das etapas mais importantes da digestão. Uma boa mastigação irá reduzir a digestão a metade do tempo.

O corpo leva em média 20 minutos para processar a informação de saciedade. Quando comemos muito rápido, a tendência é comer mais do que precisamos realmente, o que vai causar dilatação do estômago, e a cada refeição será necessário um volume maior de comida para nos sentirmos satisfeitos.

Não é à toa que o regime de trabalho prevê uma hora de almoço, use-a de forma inteligente, realmente almoçando. Tenha em mente: sua saúde em primeiro lugar. Com saúde todo o resto se administra.

É possível um almoço tranquilo em 30 minutos, os outros 30 são para deslocamento e repouso.

Os doces e as gorduras também são necessárias para o bom funcionamento do organismo. O importante é não abusar, e quando escolhemos o doce e a gordura naturais (isto é, não processadas industrialmente, sem aditivos químicos) tendemos a consumí-los moderadamente.

Clicando no título deste post você será encaminhado para o site original do Dr. Will Clower.

Amanhã postarei a lista dos alimentos que devem estar for da nossa lista de mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.