terça-feira, 5 de maio de 2009

Alimentação no início da gestação

Não bastasse todos os medos e incerteza que rondam as mentes das futuras mamães quando se descobrem gravidas, ainda tem esse pepino que é a alimentação adequada.

A grande maioria das pessoas tem dificuldades em seguir dietas. Por isso começam uma hoje, outra na semana que vem, e o organismo que se vire com tantas mudanças radicais.

Ocorre que, principalmente nos três primeiros meses e no oitavo, o bebe consome muito da mãe. Em todos os sentidos, sua energia e seus nutrientes.

A falta de determinados nutrientes para a mãe podem alterar o seu humor e isso irá afetar o bebe. Mesmo um bebe saudável do ponto de vista biológico, pode ter sequelas emocionais caso a mãe não tenha uma gravidez tranquila. A mãe deve se cuidar como cuidaria do bebe, porque tudo que ela sente é o que o bebe sente também.

Acompanhamento médico e nutricional é fundamental, principalmente quando se sabe que está grávida. Mas os profissionais sozinhos não vão garantir a sua saúde e do bebe, você tem que se disciplinar para oferecer as melhores condições de formação para o seu filho. Isso faz parte da transformação da mulher em mãe. Encontrar tempo pra você e sua família, e tempo para se alimentar bem é o primeiro a ser adquirido.

Não precisa comer por dois, mas não deve fazer dieta de perda de peso. Mesmo que não tenha alcançado seu peso ideal até engravidar, agora não é hora mais de buscar o peso ideal. O importante é ter uma alimentação reforçada nos nutrientes que o bebe mais retira da mãe.

Calcio, magnésio, potássio e Ômega 3 devem receber atenção especial.

A falta de Ômega 3 no sangue desencadeia depressão pós parto, então óleo é
sinônimo de azeite de oliva, peixe (sardinha, atum e salmão) e castanhas.

Corte radicalmente o álcool. Substitua o vinho por suco de uva concentrado,
é tão forte que eu tomo só uma taça.

Reduza o sal.

Regule os horários de sua alimentação.

4 comentários:

  1. Olá, estou no inicio da gestação, não sei mas devo está na 8ª semana, já tive duas menias, e não sentia tanta fome como estou sentindo agora não consigo ficar nem 2 hs sem comer a sorte é que não estou sentindo enjoo desta vez, não sei onde vou parar comendo tanto.

    ResponderExcluir
  2. Olá, é delicado dizer para uma mulher grávida comer menos. A fome que vc sente é derivada das necessidades do nenem. Mas vc deve ter cuidado para não confundir a necessidade do seu corpo com sua ansiedade. Nosso estado emocional influencia muito na nossa relação com a comida.
    Grávidas sentem mais calor que as demais pessoas, se vc está no Brasil, onde tem feito em média 40º estar acima do peso poderá ser insuportável. Coma com moderação e beba muita água e sucos para abrandar o calor, hidratar e acalmar a fome.
    Lembre-se que castanhas e nozes são execelentes moderadores de apetite, meia hora antes da refeição como uma ou duas,só não ultrapasse dez por dia. Bjs!!!

    ResponderExcluir
  3. ola...eu estou gravida de 2 meses...e nao estou me alimentando direito e estou com medo de estar deixando meu bebe com fome...durmo muito tarde e acordo muito tarde ..por isso perco a vontade de almoçar..dai como logo um salgado com suco mais isso e todos os dias praticamente dai por diante como uma fruta ate anoitecer dai eu janto muito pouco e como outra fruta..fruta e suco sao as unicas coisas que consigo comer bem sem sentir enjou!!oque devo fazer???

    ResponderExcluir
  4. Annelise, em primeiro lugar você deveria dormir mais cedo e acordar mais cedo, para regular sua alimentação. É importante respeitar todas as refeições e gestante deve se alimentar a cada duas horas. Frituras nem pensar. Tenha legumes cozidos na geladeira para fazer uma boquinha de vez em quando. Tipo, couve-flor, brócolis. Quanto menos tempero menos você vai enjoar. Eu enjoei a gravidez inteira, mas comia muito bem e não cheguei a vomitar. Tudo pq me alimentava de coisas saudáveis pouco temperadas a cada duas horas. Beber água com limão ajuda no enjoo tb. Boa sorte!!!

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.