Primeiro precisamos entender porque nosso organismo está pedindo doces.
Segundo a nutricionista Cristiane Mara Cedra(em um artigo em seu site) o doce é visto pelo nosso organismo como uma droga. Ele se liga nos nossos receptores de prazer assim como qualquer outra droga. Por isso quando tentamos diminuir o consumo da quantidade de doces torna-se tão difícil. Entramos em síndrome de abstinência. O corpo acaba pedindo aquela substância que causa aquela sensação tão maravilhosa.
A nutricionista aconselha observarmos o momento do dia que sentimos vontade de comer doces para identificarmos a causa, que pode ser emocional, deficiência na alimentação ou falta de exercícios. Ela faz uma associação psicológica de substituição. E aconselha a resistir a tentação buscando uma atividade de prazer substituta.
Como nunca consegui seguir esse conselho, toma a liberdade de dar algumas sugestões:
Tenha sempre uma gelatina natural de frutas na geladeira. (essa feita com gelatina sem sabor misturada a suco de fruta). A gelatina é uma ótima sobremesa, um tipo de doce alternativo e ainda contribui para complementação de colágeno.
As gelatinas sem sabor dos mercados costumam ser caras, mas em lojas de produtos naturais a granel (como mercados municipais, casas Pedro e similares) encontramos opções bem mais acessíveis.
Compotas também são opções nutritivas de doces. Você pode fazer e conservar na geladeira por até um mês.
Os doces caseiros são as melhores escolhas, serão menos gordurosos, e você pode controlar a quantidade e o tipo de açúcar que vai consumir.
Bolos de cacau sem açúcar, brigadeiro de amendoim fermentado com ameixa, paçoca, pesquisando é possível montar uma boa lista de doces saudáveis.
E o melhor, quanto mais saudável o doce mais rápido ele sacia a vontade que temos de consumí-lo. Experimente degustar uma barrinha de chocolate amargo 70% cacau, por mais chocólatro que seja não vai conseguir comer a barra inteira de uma vez. E olha que eu era daquelas que comem uma caixa de bombom de uma só vez.
Doces sadáveis contribuem para reeducação alimentar. Cortar o doce radicalmente pode estressar o organismo e logo você acabará deixando a dieta de lado. O equilíbrio é a chave do sucesso!
Nutricionista Cristiane Mara Cedra : http://www.anutricionista.com/como-substituir-o-doce-na-hora-da-gana.html
terça-feira, 26 de maio de 2009
Manter uma alimentação saudável com doces é possível sim
Postado por Unknown às 09:52
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.
Para diagnósticos e receitas procure um médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário