segunda-feira, 25 de maio de 2009

Como implementar uma alimentação saudável na escola

A hora do recreio é a mais esperada pela criançada, que corre ávida para devorar as delícias açucaradas da cantina.

Quem trabalha em cantina de escola sabe que o maior desafio é montar uma grade de opções de baixo custo e alto valor nutricional e atrativo às "pimentinhas".

Então aqui vão algumas dicas:

Ofereça frutas da época - são baratas, deliciosas e saudáveis. Prefira as mais fáceis de controlar a higienização e de consumo também, como bananas e tangerinas. Outra opção com frutas é fazer uma bela salada de fruta. Sacia fome e sede ao mesmo tempo. Ainda há a possibilidade de oferecer sucos e geladinhos (sacolés de suco de fruta).

Então, só com as frutas você já tem 4 opções de produtos: a fruta in natura, em salada, suco e geladinho.

Sanduíches de pastas caseiras: tanto o pão caseiro como as pastas são opções mais saudáveis já que você pode controlar os ingredientes evitando corantes, conservantes, e todos os antes que prejudicam a boa saúde. Sardinha e atum são opções baratas para oferecer ômega 3 no lanche das crianças. O ômega 3 é importantíssimo no estímulo da memória, produzindo neurônios, o que resultará num melhor resultado do aprendizado escolar.

Pão caseiro com pastas de atum e sardinha, pães com sementes e azeitonas também são bem saborosos e uma opção de ingestão de ômega 3 para aqueles que não gostam de peixe. Pão com salada também é uma excelente opção mais barata que sanduíches de carne.

Para quem não abre mão da carne, aqui no gororobas você encontra receita de hamburguer caseiro, uma opção muito mais saudável que os industrializados.

Outro aliado dos estudos é o chocolate, mas esse deve ser escolhido com cuidado, porque as opções mais baratas geralmente são mais gordura que chocolate. Faça um brigadeiro com cacau em pó sem açúcar, o leite condensado já é muito doce e dispensa o açúcar do chocolate em pó. Fazer o leite condensado em casa também é mais barato e mais saudável. O chocolate é fonte de cafeína, e é essa substância que ingerida moderadamente vai contribuir para a concentração da criança em sala de aula.

Bolos e biscoitos também são alternativas boas e baratas. Faça-os com água ou suco no lugar do leite, e com óleo de canola no lugar da manteiga, ainda existem opções sem ovos e sem gordura. Quanto mais saudável mais barato.

A maioria das receitas aqui sugeridas você encontra em nossos arquivos.

Nossa equipe se desculpa pela falta do vídeo dessa semana. Estamos em reestruturação de equipe. Agradecemos sua compreensão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.