terça-feira, 16 de junho de 2009

Receitas de vinagre caseiro

São vários os tipos de vinagre e suas funções terapêuticas vão variar de acordo com o tipo de vinagre que se utiliza.

Os mais usuais são os de cidra (maçã), de vinho (branco ou tinto) e o balsâmico. O de cidra é o menos ácido e por isso o mais recomendado. O de vinho é mais fácil de preparar já que o vinho já é resultado de uma fermentação, então é só continuar o processo deixando-o em contato com o ar. Uma garrafa de vinho aberta de um dia para o outro vira vinagre. O balsâmico verdadeiro, é uma tradição italiana de tempos antigos.

Era armazenado em barris de madeira e colocado para maturar no telhado das casas por períodos de 60 anos ou mais, quando então se transformavam num caramelo ou extrato. Era costume nessa época se presentear os familiares com pequenos vidrinhos contendo o extrato, que servia para a produção dos vinagres balsâmicos utilizados no dia a dia. Ou seja, o extrato era uma herança de família que se diluía para o uso culinário e medicinal tópico.


Vinagre de cidra:

1. Escolha 4 maçãs não muito maduras e rale.
2. Coloque o purê num coador e esprema-as em um pote de vidro até retirar o sumo
3. Tape o pote com uma luva cirúrgica. Abra bem a luva e coloca-a sobre a boca do jarro e amarre para abafar bem. Com o tempo a luva irá estufar à medida que o gás carbónico for sendo liberado.
4. Ao fim de algumas semanas, seis, no máximo, retire a luva e transfira o líquido, já transformado em cidra, para outro recipiente de vidro com a boca mais larga e cubra com um pano branco bem limpo.
5. Deixe-o em repouso por 2 meses, então estará pronto para o uso.
6. Como o vinagre já resultado de uma fermentação, ele não vai estragar em menos de dois anos. E você com certeza irá consumir em menos de dois meses.

Como demora a ficar pronto e tem longa duração, você pode aumentar a receita a fim de poupar o trabalho de ter que fazer sempre mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.