quarta-feira, 17 de junho de 2009

Como pode um fruto não ter sementes?

Os frutos derivam-se do ovário das flores. Após a fecundação dos óvulos em seu interior, o ovário inicia um crescimento, acompanhado de uma modificação de seus tecidos provocada pela influência de hormônios vegetais, que interferem na estrutura, consistência, cores e sabores, dando origem ao fruto.

Os frutos mantêm-se fechados sobre as sementes até, pelo menos, o momento da maturação. Quando as sementes estão prontas para germinar, os frutos amadurecem, e podem se abrir, liberando as sementes ao solo, ou tornam-se aptos a serem ingeridos por animais.

A grosso modo o fruto é criado para proteger o embrião da planta. Uma planta pode ser infértil natural ou geneticamente alterada.

Alguns exemplos de plantas inférteis naturalmente são banana e laranja bahia. Sua infertilidade se desenvolveu no período de domesticação, alterando a prática do cultivo, que deixou de ser expontâneo para ser sob o método de enxerto.

Esses frutos não são nocivos à saúde porque não houve alteração genética, apenas a infertilidade, e isso só a torna menos nutritiva, mas não nociva.

De toda forma, prefira frutos férteis, sempre serão mais completos. A vida é o mais completo alimento.

Para quem se interesse em cultivar hortas, uma informação interessante: Sementes que tiveram contato com a saliva costumam não vingar. Mas toda regra tem sua excessão, afinal cada saliva terá um grau de acidez diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.