quarta-feira, 1 de julho de 2009

Você já comeu almeirão?


Acaso alguém sabe o que é almeirão?

Da família da alface, chicória, dente-de-leão e serralha, o almeirão é uma verdura muito nutritiva, possui Cálcio, Fósforo, Ferro, vitaminas A, do Complexo B (B2 e Niacina), e vitamina C. Por um certo amargor, o almeirão é muito parecido com a chicória, diferenciando-se apenas por possuir folhas mais alongadas, estreitas e recobertas por pêlos.

Pode ser consumida no preparo de saladas e pratos quentes, substituindo a couve, o espinafre e a chicória. Deve-se lavar e escorrer bem as folhas do almeirão antes de consumi-las. Mesmo com todo seu valor nutritivo, o almeirão ainda não é muito comum na mesa do brasileiro, o que é uma pena, porque quanto mais variedade, mais qualidade.

Por isso, lembrem-se sempre de diversificar nas compras. Nunca repita a compra de um alimento logo na compra seguinte.

Se levou espinafre da última vez, leve chicória dessa e almeirão da próxima. O Brasil é um dos países com maior diversidade em oferta de alimentos, façamos jus a essa bênção de Deus aproveitando ao máximo os alimentos que nossa terra nos dá.

2 comentários:

  1. Oi, tudo bem? Acabei de me formar em gastronomia e estou montando um buffet, a Julia me indicou o seu blog. Achei muito interessante a forma como você aborda o assunto, colocando matéria sobre produtos regionais que muita gente não conhece e seu valor nutricional.
    Muito legal! Parabéns!
    Quando der visita o blog do Buffet.
    http://salepepegastronomia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Roberta, pela visita e pela crítica elogiosa.

    Visitarei seu link assim que possível. Sucesso com o Buffet e disponha para o que puder ajudar.

    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.