segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Gengibre ou maragataia

O gengibre, muito difundido como raiz, na verdade é um tronco subterrâneo. Originário da Índia, chegou ao Brasil um século após o descobrimento. Os índios brasileiros o chamavam de mangaratiá ou magarataia.

Hoje, o gengibre é cultivado principalmente na faixa litorânea do Espírito Santo,Santa Catarina,Paraná e no sul de São Paulo, em razão das condições de clima e de solo mais adequadas.

É uma planta que pode atingir mais de 1 m de altura. As folhas verde-escuras nascem a partir de um caule duro, grosso e subterrâneo (rizoma).

Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

O chá de gengibre fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosse, resfriado e até ressaca. Também fica muito bom quando usado como tempero de sopas.

Cantores e atores costumam mascar gengibre antes de seus espetáculos, mas esse uso é contra-indicado visto que o gengibre possui também propriedades anestésicas e esta "anestesia tópica" diminui o controle da emissão vocal, favorecendo o aparecimento de abusos vocais.

De sabor marcante, deve ser usado como a estrela dos temperos de uma receita. Cada alimento tem o seu valor por isso Deus nos ofereceu uma vasta gama de espécies, para podermos variar a cada refeição. Descubra as maravilhas de maragataia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.