sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O que é Sururu?

O sururu é um molusco parecido com a ostra, os maiores e de uma coloração rosada, são os que ficam agarrados às pedras no mar, mas tem também os dos manguezais, de menor tamanho sendo o molusco mais escuro. Todos dois são saborosos e o prato típico mais conhecido é o caldo de sururu , à base de dendê e leite de coco. É referência na cozinha nordestina, mas também encontra-se no Espirito Santo onde é tradição se fazer a moqueca do sururu.

Caldo de Sururu

Ingredientes:
500 g de sururu
2 cebolas bem picadas
60 ml de azeite de dendê
100 ml de leite de coco
3 colheres (sopa) de coentro (ou salsa) picado
1 colher (sopa) de cebolinha verde picada
1 colheres (sopa) de purê de tomate (faça o purê com tomates orgânicos bem maduros)
4 colheres (sopa) de camarão seco triturado
2 tomates sem sementes e sem pele
1 litro de água

Em uma panela, aqueça o azeite e doure a cebola. Junte os tomates, o coentro o sururu e o camarão triturado e refogar durante alguns minutos. Escorra o óleo e acrescente o leite de coco e a água, e deixe cozinhar em fogo lento durante cinco minutos. Se necessário, junte um pouco de farinha de mandioca para engrossar o caldo. Servir quente com gotas de suco de limão e pimenta.

É muito importante escorrer o óleo e usar o limão, para suavizar o sabor e ajudar a digestão. Lembrem-se que azeite de dendê e a gordura do coco são bastante fortes, então convém ser comedido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.