segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Guaraná - em tupi "a origem de todo conhecimento"


O guaraná em pó é um alimento muito poderoso, adstringente, afrodisíaco, analgésico, antibacteriano, antidiarréico, anti-esclerótico, antitérmico, cardiotônico, diurético; estimulante físico, psíquico e do sistema nervoso; regulador intestinal, revigorante, sudorífero, tônico, vasodilatador entre outras propriedades que podem ser consultadas em qualquer bula de capsulas de guaraná vendidas em farmácias. A contra-indicação ao uso do guaraná é a mesma para o uso do café, devido às altas taxas de cafeína na composição do guaraná.

A tribo Sateré-Mawé é a inventora do cultivo do guaraná. A planta em sua versão selvagem é originária da região amazônica dos ancestrais da tribo, que ao descobrir os efeitos do fruto, passaram a colher as sementes e replantá-las próximo às suas aldeias, e então desenvolveram diferentes usos e mitos em torno da planta. A mistura de guaraná em pó com água era utilizada para que os índios que saíssem à caça suportassem 24horas sem se alimentar.

O guaraná em pó misturado à água tem gosto de terra, mas misturado à sucos e vitaminas, se torna saboroso realçando o aroma da fruta.

Não consuma mais que três colheres de sobremesa por dia e tenha grandes resultados com o consumo do guaraná. Principais indicações: contra depressão, fadiga, febre, dor de cabeça, falta de concentração e memória, para redução da ansiedade (fome), diarréia.

Principais contra-indicações: hipertensos e cardiácos

2 comentários:

  1. Cara adorei seu espaço, super útil e informativo!
    Vc é nutricionista?
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Cara Bia,
    não sou nutricionista, sou jornalista. Por interesse pessoal acabei direcionando meu trabalho para essa área, que considero ir além da nutrição já que dialoga com sociologia da alimentação e filosofia de vida.

    Fico feliz que tenha gostado do espaço, é muit bom ter o feedback do público.

    Beijos, Bruna.

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.