sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Sobre o caso de intoxicação por castanha-do-Pará apresntado no seriado "HOUSE"

Como afirma a doutora Shirley Campos" O que define a toxicidade não é a substância mas a quantidade ingerida.".

Todo alimento pode ser tóxico se ingerido em quantidades inadequadas. Cada alimento tem uma posologia específica. Podemos pensar os alimentos como remédios, já que os remédios são desenvolvidos apartir, muitas vezes, de alimentos. Claro que o alimento é um remédio que também dá prazer, mas o prazer em geral é uma armadilha.

Alguns médicos afirmam que aingestão por alimentos é insuficiente para causar intoxicação, mas eu prefiro lembrar que cada caso é um caso e pra cada organismo a dose pode variar. Ainda assim, o doutor Eric Sywitch destaca que "Um dos únicos nutrientes capazes de causar intoxicação quando ingerido em excesso, por meio dos alimentos, é o selênio".

O selênio é um importante  nutriente e a  castanha do Pará uma fonte riquíssima dele. Ele ajuda a controlar a glândula da tireóide e é um exelente antioxidante. Mas atenção, nunca ultrapasse o consumo de 10 castanhas por dia.

Quando há toxicidade, os principais sinais e sintomas são: hálito com odor de alho, cansaço, dores e fraqueza muscular, irritação, unhas e cabelos frágeis. Alterações no sistema gastrointestinal e sistema nervoso também podem ocorrer.

O caso apresentado no seriado foi de ordem extrema e pode assustar aqueles que adoram comer uma castanhazinha. Mas não há motivo para pânico, para chegar naquele estágio o personagem deve, além de ter uma intolerância à selênio, ingerido uma overdose diária de castanhas, algo não muito comum.

Seja comedido e sinta-se livre para usufruir de todos os benefícios que a natureza lhe proporciona.

Um comentário:

  1. Como disse Sócrates: "faça do alimento o seu remédio".

    http://cheirodegol.blogspot.com

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.