quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Conhecer o que se come é o caminho para a segurança alimentar

Engana-se quem pensa que só se morre de fome por falta de alimentos. A insegurança alimentar é um dos mais graves problemas da fome. Quando se tem fome no estágio limite quase tudo se torna comestível, e a ingestão de determinadas substâncias podem ser mais prejudiciais que a ausencia de alimentos.

Ocorre que mesmo quem não está em situação limite de fome se coloca, muitas vezes, em situações de insegurança alimentar, seja por falta de tempo para dedicar à alimentação, seja por pura inconsequência.

Segundo a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar (SESAN), segurança alimentar é o direito de todos ao acesso a alimentos de qualidade. Entende-se por alimentos de qualidade aqueles que além de apresentarem condições íntegras ao consumo, proporcionem valores nutricionais.

Para que você possa identificar a qualidade potencial que cada alimento carrega, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação – NEPA da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, públicou em 2006 a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO

Além de uma excelente ferramenta  para nutricionistas, também é um guia para os interessados no assunto.  A TACO traz análise não só dos alimentos in natura, como também dos industrializados, o que nos ajuda a entender porque devemos os evitar. Clique no link acima, confira e baixe a tabela gratuitamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.