terça-feira, 13 de outubro de 2009

A tiróide e a alimentação

Um dos males da vida contemporânea é o aumento das disfunções da tiróide. Segundo o Instituto da Tiróide "já se constatou que 15% da população acima de 45 anos sofre de problemas na glândula".


"No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas sofrem de hipotiróidismo, causado pela inatividade da tiróide, devido à carência crônica de Iodo. Por isso a população brasileira recebe suplementação de Iodo por meio do SAL IODADO". Ocorre que quem consome muito sal acaba desenvolvendo a disfunção inversa, o hipertiróidismo por excesso de estímulo da glândula.


Os problemas da tiróide podem ocorrer por natural envelhecimento ou por mudanças hormonais como as ocorridas na gravidez, por isso as mulher são mais acometidas deste mal que os homens. Mas a moderação no consumo do sal iodado pode contribuir para o equilíbrio das funções da glândula.


Ou seja, cortar o sal não vai ajudar, e abusar do sal muito menos. A boa alimentação, é um método de prevenção de doenças e manutenção das boas funções do organismo. Mas caso você já tenha sido acometido por alguma disfunção desta glândula, só um endocrinologista poderá indicar o tratamento adequado, porque para cada caso e estágio do problema o tratamento será diferenciado. Nem todos os casos são crônicos. Pode ser que no seu caso o tratamento adequado recupere a estabilidade da sua tiróide, por isso procure um médico e inicie o tratamento assim que tiver o diagnóstico.


A tireóide exerce papel fundamental no gasto energético, isto é, na "queima" de nutrientes, principalmente gordura, para gerar calor. Quando a glândula não funciona ou funciona mal (hipotiróidismo) a pessoa tende a engordar. No caso contrário (hipertiróidismo) o  funcionamento excessivo aumenta o metabolismo e a pessoa emagrece demais. 


Caso você tenha uma alimentação equilibrada e uma boa atividade física, e ainda assim esteja acima do seu peso ideal, pode ser que esteja com alguma disfunção na glândula, procure o seu médico para certificar-se. Agora se você é magrinha(o) e acha que pode comer de tudo o quanto quiser, cuidado. O equilíbrio é necessário para a boa saúde e não é a beleza que dita se você é uma pessoa saudável ou não. 


A saúde deve sempre pesar mais que a estética.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.