segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Fogão à lenha ecológico

Fogão à lenha, além de uma certa nostalgia bucólica de férias no interior, tem inúmeras vantagens. Desde servir como aquecedor em noites frios de inverno até conferir um paladar inigualável  aos alimentos preparados nele, principalmente aqueles que são assados no forno, como as pães e pizzas.


Segundo uma pesquisa da Univesidade Federal de Viçosa (UFV), na década de 1980, mais de 90% dos lares do interior mineiro possuíam exclusivamente fogão à lenha em suas cozinhas.

O maior problema do uso desse tipo de fogão é o impacto ambiental. Além do consumo excessivo de mandeira, há também a emissão de gás carbônico. Pensando nisso, pesquisadores da UFV desenvolveram o fogão à lenha sem fumaça.  Veja o documento e faça você mesmo o seu fogão ecológico.

Para quem tiver dificuldade em acompanhar o processo de confecção do fogão mineiro ecológico, tem a opção de comprar um fogão ecológico já pronto. 

Ele é portátil, permitindo seu transporte de maneira fácil. Sua instalação é rápida e ocupa pouco espaço.
A câmara de combustão é do tipo "Rocket stove", uma tecnologia americana simples de combustão da lenha mais eficiente, gerando significativa economia de lenha e nível baixo de emissão de fumaça. Por ser herméticamente fechado, não permite o escape de fumaça nem fuligem dentro do ambiente da cozinha, gerando um ambiente higiênico, limpo e saudável.



Um comentário:

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.