segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Para que servem vitaminas, proteínas e coisas do tipo

Já dizia um velho ditado: - Saco vazio não para em pé.

A base da alimentação está na aquisição de calorias. São elas que conferem energia para que possamos estar de pé como diz o ditado, um alimento de baixa caloria não é indicado para desportistas que precisam de muita energia para suas atividades. Mas será que é só de energia que o nosso corpo se alimenta? Será que o único benefício do alimento é nos conferir energia para seguirmos vivendo?

Não, além da energia, o organismo precisa se renovar. O corpo está constantemente em construção e reconstrução, e a matéria prima para o ciclo orgânico vem dos alimentos.

Carboidratos são a principal fonte de energia (caloria) para o organismo. É encontrado na forma de frutose (açúcar do mel e das frutas), de galactose (monosacarídeo - unidade de açúcar do leite), de sacarose (o açúcar como conhecemos), de lactose (dissacarídeo - composição de dois açúcares do leite), de maltose (encontrado nas sementes em germinação e cereais, como na cerveja).

As proteínas, encontradas em carnes e leguminosas, têm a função construtora em nosso organismo. Sem elas não há a formação de tecidos novos e nem a manutenção dos já existentes.

Lipídeos, mais conhecidos como gorduras. São responsáveis por oferecer ao organismo isolação térmica além de ajudarem na composição da membrana plasmática e no fluxo digestivo. Uma alimentação livre de gorduras (ácidos graxos) pode causar ressecamento da pele, falta de elásticidade, e constipação.

As vitamina são  encontradas nos alimentos mais diversos, indicadas pela coloração desses. Quanto mais colorida a sua dieta, mas vitaminas estará ingerindo. O excesso ou falta desses nutrientes em geral acarreta doenças como depressão, anemia, entre outras.

Os minerais agem diretamente no metabolismo dos seres vivos. O metabolismo é o ritmo do corpo, a pressão é um forte indicativo do metabolismo. Uma pessoa com baixo metabolismo terá dificuldades de digestão e retenção de líquidos, assim como sonolencia e apatia. Já uma pessoa com metabolismo acelerado poderá apresentar problemas cardíacos e pressão alta, será mais agressivo e sofrerá no calor. Os mineirais estão presentes no processo de estruturação do organismo, participando de reações como a fotossíntese e a respiração. São encontrados em águas de fonte, algas, sal, frutos do mar, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.