quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Um brinde ao coração saudável

Que uma taça de vinho por dia faz bem ao coração, isso muita gente já sabia. Agora os benefícios que qualquer bebida ácoolica faz, especificamente aos homens, essa é uma novidade recém trazida da Espanha.

Diversos centros de pesquisa espanhois indicam que o consumo diário de bebida alcoólica reduz em mais de um terço o risco de doenças cardíacas em homens. Isso se deve ao fato do organismo masculino processar o álcool de forma diferente do feminino. Os hormônios já protegem as mulheres jovens de doenças cardíacas, o que não acontece com os homens. Mas como as mulheres tem mais gordura e menos água que os homens, há uma aceleração da absorção do álcool, o que as torna mais fracas para bebida.

Segundo a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia o álcool ingerido é totalmente absorvido pelo tubo digestivo. Ao contrário dos demais alimentos, ele não passa qualquer digestão, sendo metabolizado no fígado. Por isso, tanto homens quanto mulheres devem ingerir bebidas álcoolica com alguns cuidados. A sua absorção é rápida nos indivíduos em jejum e ligeiramente retardada pela ingestão simultânea de alimentos. Então nunca beba sem um aperitivo para acompanhar.


A pesquisa espanhola que revela os benefícios do álcool ingerido com moderação por homens foi publicada na revista especializada Heart. O que exatamente faz com que a bebida alcoólica proteja o coração dos homens ainda não foi esclarecida, mas se sabe que a bebida ajuda a aumentar as lipoproteínas de alta densidade, também conhecidas como bom colesterol, que impedem que o chamado mau colesterol se acumule nas artérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.