segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Vantagens e desvantagens de se tirar a sesta

Para quem não sabe, sesta é um cochilinho que se tira após o almoço. É uma prática muito antiga comum a várias culturas mediterrâneas e latino-americanas. Pesquisadores gregos da Escola de Medicina da Universidade de Atenas revelam que tirar a sesta reduz nos homens o risco de ataques cardíacos, isso porque esse soninho de meia hora após o almoço relaxa o sujeito, que volta a sua rotina renovado e com nova disposição. O sono não irá modificar o estado orgânico do coração, mas atuará no humor e consequentemente isso irá influênciar na atividade cardíaca.

O mesmo ocorre em relação a emagrecimento através do sono. Dormir não vai fazer você perder calorias, mas auxilia sim na redução de peso, porque enquanto estivermos acordados precisaremos comer, e dormindo mais come-se menos. Além do que, quem dorme bem tem menos ansiedade, uma das principais causas de consumo excessivo de alimentos.

Mas nem só de benefícios se faz a sesta. Há que se ter cuidado com a prática. A refeição deve ser leve e a sesta deve ser superior a 10 minutos após a ingestão para evitar o risco de refluxo. Nunca exceder a 30 minutos, nem após às 15hs, por risco de prejudicar o sono noturno que é imprescindível à boa saúde.

Os mesmos cuidados devem ser tomados antes do sono noturno, ingestão de alimentos leves após às 18hs e nunca ir deitar imediatamente após a refeição. Uma verdadeira reeducação alimentar passa primeiro por uma redistribuição das tarefas diárias em sua agenda. Nenhum compromisso pode ser mais importante que a sua saúde. Sem ela você terá que abrir mão de todos os compromissos no futuro. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.