terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Fermento caseiro

Sempre quis fazer o fermento natural. Além do pão ficar muito mais saboroso, a fermentação é mais rápida e eficiente que o fermento industrial já que é um fermento vivo. Nunca tentei por preguiça mesmo. Pensava que daria muito trabalho, poderia ser uma lambança e desperdício de trigo.

Hoje tomei coragem. Depois de ver tantas receitas propagadas em comunidades de gastronomia, sites e blogs. Descobri que na verdade é muito prático e só vai dar trabalho na primeira semana, depois terei sempre o fermento à minha disposição. Representando uma boa economia de idas ao mercado e de dinheiro também.

Bom fazer o fermento é muito simples. Basta colocar num pode de vidro uma medida de trigo (ou centeio) e a mesma medida de água. Bata bem para formar um mingau. Não use batedeira nem colher de metal porque mata a levedura, bata com uma colher de pau. Faça num vidro grande para ter espaço para alimentar o fermento posteriormente

Tampe o vidro com um pano levemente úmido e deixe por 24 horas num lugar quente da casa. Pode ser em cima da geladeira ou de um armário. A cada 24 horas você deve mexer bem a massa e acrescentar um pouco mais de trigo e água. No segundo dia é bom mexer diversas vezes para distribuir bem a fermentação.

Quando começar a aparecer bolhas na mistura, é porque ele já estará formando o dióxido de carbono. Isso deve ocorrer no terceiro dia, mas pode variar de acordo com o calor. Mexa ocasionalmente.


Num determinado momento irá surgir um líquido escuro que os padeiros europeus chamam de hooch. É uma camada de líquido aquoso  que contém álcool. Cheira um pouco como cerveja, porque é de certa forma um dos estágios da produção da cerveja, principalmente se falamos de cerveja de trigo. Não se preocupe, mexa tudo, e continue alimentando o seu fermento.

 
A partir da produção do hooch o fermento vai começar a encorpar, continue o processo diário de alimentação mexendo bem a mistura. Quando ele estiver bem grosso, ligeiramente amarelado e espumando bastante quando você mexe. Está pronto para o uso!

Você poderá usar o fermento todos os dias e alimentá-lo diariamente. Minha falecida vó Amélia fazia isso. Todo dia acordávamos com cheirinho de pão recém assado. Ela acordava cedo pra fazer o pão do café da manhã. Não sei se terei essa disposição.

Quem, como eu, tem uma vida muito corrida e prefere fazer pão uma vez por semana, poderá guardá-lo no refrigerador e alimentando-o semanalmente. Não use tampa, cubra com papel"filme"ou outro plástico qualquer e faca minúsculos furinhos, para que os "bichinhos" do fermento possam respirar.

 
Ao retirar da geladeira deixe voltar à temperatura ambiente naturalmente, mexa bem e estará pronto para uso. Não exponha ao sol.


Daqui a uma semana pretendo fazer um pão com meu fermento caseiro, então repartirei essa experiência com vocês. 

 

 
DICAS/ CURIOSIDADES

  • Objetos de metal matam a cultura, expor diretamente ao sol também
  • O fermento de centeio cresce mais que o de trigo
  • Sempre reponha a quantidade que retirar (alimente a levedura)
  • Não é preciso colocar açúcar na produção do fermento
  • Na receita do pão use 30 a 40% da medida de trigo em fermento. Ou seja se vai usar um quilo de trigo use 400g de fermento
  • Em dias quentes 30º a 40º o pão levará em média seis horas para dobrar de tamanho
  • As melhores marcas de panetone usam fermento natural
  • O fermento natural não estraga e não acaba nunca, basta alimentar com trigo e água ao menos uma vez por semana e sempre que fizer uma receita reponha a quantidade retirada
  • Você pode secar o seu fermento - embrulhe em papel manteiga e deixe secar à sombra. Guarde em um pote fechado. Quando for usar basta misturar com água e farinha, mexer bem até que forme a esponja. Bom para levar em viagens ou presentear parentes e amigos.
  • Congelado dura um ano. Se, depois de um tempo o fermento estiver com um cheiro muito forte ou apresentar alterações na cor, jogue-o fora e comece uma nova cultura. Daí ser interessante congelar uma parte ao fim da primeira semana. Assim, se for necessário iniciar um novo, não terá todo o trabalho inicial. 
 

2 comentários:

  1. A Microbiologia é linda, não é mesmo? rsrsrs... E essa receita reúne as duas coisas q amo demais: microbiologia + culinária!

    ResponderExcluir
  2. Esta é sem dúvida, a melhor receita de Fermento Caseiro que já vi.
    Além do mais, tem conselhos muito úteis e importantes!...

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.