quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Sabor de lembrança

Hoje é véspera de Natal. Em muitas casas brasileiras a véspera é tão ou mais comemorada que o dia de Natal. É quando as famílias se reúnem à mesa para as ceias mais tradicionais de cada região. Com a televisão ligada esperando a Missa do Galo, para só então trocarem presentes.

As crianças menores acabam abrindo seus presentes no dia 25, já que não aguentam esperar tanto ritual. Bom, muitos vão dizer "Isso era antigamente. Hoje em dia a criança abre o presente a hora que quer e não tem mais o gostinho da espera."

Eu prefiro crer que ainda existam familias que guardam suas tradições, do contrário não teríamos abordado tantas delas no decorrer desse ano que passou. Num tempo em que a globalização homogeinizou o consumo intercultural, somente através do resgate das tradições é possível ter identidade, situar o "quem sou eu" num mundo tão cenográfico de relações tão superficiais.

A atual valorização dos trabalhos manuais e dos saberes ancestrais é um sintoma de que a sociedade contemporânea está carente de vida real. Não queremos mais comida de plástico, vestir uniformes e morar numa casa pré-moldada. O homem contemporâneo percebeu que os produtos emergentes da aceleração da vida moderna não são bens duráveis, e que seu custo-benefício não vale a pena.

Por isso voltamos a cozinhar, a costurar e  a construir nossas casas. Aos poucos e por prazer, por que construindo coisas, estamos construindo a nós mesmos. Pessoas mais saudáveis, pessoas duráveis.

Na ceia de hoje o mais saudável será optar pelo sabor da lembrança. Faça suas receitas de família, além de prazeroso será uma bela homenagem aos que não estão presentes. Você pode fazer as mesmas receitas que a sua bisavó fazia, alterando apenas alguns detalhes que as tornarão mais funcionais. Como evitar os refogados para não saturar a gordura, preferir o azeite de oliva aos demais óleos. Se for usar legumes cozidos - faça-os no vapor e utilize sempre a chama de isqueiro.

Que o seu Natal seja um renascimento da sua família, um momento de união plena e de amor irradiado para todos os irmãos que se encontram fora das paredes do seu lar. Neste Natal presenteie amor!!!

Um comentário:

  1. Ficou muito fofo o programa!
    Obrigado por ter participado deste momento.
    Beijos
    Clems

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.