quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Médico lança livro que revela a verdadeira relação da alimentação no comabte ao câncer

O livro Medicina integrativa - A cura pelo equilíbrio (MG Editores), do médico Paulo de Tarso Lima, traz um capítulo exclusivo com informações sobre a relação entre alimentação e câncer. A obra, pioneira no Brasil, apresenta pela primeira vez a medicina integrativa no país.

Segundo o relatório "Políticas e Ações para a Prevenção do Câncer no Brasil, Alimentação, Nutrição e Atividade Física", que faz projeções específicas para o Brasil, se o país não adotar medidas de prevenção, a incidência da doença deve crescer 35% em 10 anos.

 
No capítulo "A verdadeira relação entre alimentação e câncer", o médico defende que uma alimentação equilibrada é importante na prevenção dos tumores e na redução do desenvolvimento do câncer além de fortalecer o sistema imune. Mas, diz ele, não adianta adotar a dieta em função de algum modismo, a mudança alimentar precisa ser incorporada como alteração de estilo de vida, presente todos os dias ao longo dos anos.

Segundo o médico, "Na prática de medicina integrativa, costumo orientar os pacientes quanto à alimentação, mostrando-lhes dados científicos que embasam alterações nutricionais e mudanças no estilo de vida. Gradualmente, ensino-os a adotar uma dieta anti-inflamatória, rica em oxidantes, com baixo índice de açúcar e alto nível de gorduras ômega-3, que são fundamentais no controle da inflamação e da proliferação celular".

Ele também sugere aos pacientes que prefiram os alimentos integrais e evitem consumir produtos processados e industrializados. "Oriento-os a incluir no cardápio alimentos com propriedades anticancerígenas, como gengibre, cúrcuma, frutas cítricas, alho, chá-verde e tomate.

Para alguns tipos de câncer, as recomendações são específicas. Mulheres com câncer de mama, por exemplo, devem ingerir sementes de linhaça e vegetais crucíferos (brócolis, repolho, couve, couve-flor, couve-de-bruxelas)".

A medicina integrativa se pauta pela união dos avanços científicos com as terapias e práticas complementares cujas evidências comprovem sua segurança e eficácia.


Praticada em grandes hospitais e universidades, está em ascensão em todo o mundo ocidental. Trata-se de uma abordagem médica orientada para a cura do paciente como um todo, visando saúde, qualidade de vida e autocuidado.

No livro, o médico reúne informações sobre os tratamentos, a filosofia e os resultados concretos dessa prática. O objetivo não é apenas curar o paciente, mas orientá-lo na melhora da qualidade de vida, e a ter papel ativo na própria recuperação.
O autor aborda os conceitos que norteiam a prática e oferece dicas que podem ser adotadas e seguidas a qualquer momento do dia. Algumas delas:

  • Exercícios de relaxamento para a consciência corporal e para o cultivo da atenção plena;
  • apresentação de uma pirâmide alimentar anti-inflamatória;
  • demonstração de como montar um prato colorido e rico em nutrientes;
  • informações sobre a relação entre alimentação e câncer;
  • comparação entre alimentos orgânicos e não orgânicos
  • e sugestões para diminuir o nível de estresse.
 A mudança na dieta, a recomendação de atividades físicas, redução de estresse, terapias de corpo e mente ou uso de técnicas da medicina tradicional chinesa são diretrizes da medicina integrativa.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.