quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Saiba diferenciar alergia de intolerância alimentar

Por que a cada dia mais e mais pessoas apresentam alergias e intolerâncias alimentares? Porque os alimentos que são facilmente disponibilizados nos pontos de venda não são como os que a natureza oferece.

Em nome do lucro foi desenvolvida uma engenharia de alimentos que favorece o bolso do produtor e não necessariamente a saúde do consumidor. Os órgãos do governo, ao menos no Brasil, limitam-se a informar quando um alimento está fora dos padrões, mas não os tira da prateleira, e a maioria das pessoas acaba levando pra casa uma série de alimentos produzidos em laboratório, ou submetidos à substâncias tóxicas.

As alergias, em geral, são reações do organismo a qualquer substância, natural ou não, a qual o corpo rejeita. Isso pode acontecer por diversos motivos que só o acompanhamento médico poderá diagnosticar.

Já as intolerâncias ocorrem por saturação do consumo de determinado elemento, por reação às substâncias químicas, as alterações genéticas que são transmitidas das células dos alimentos para as células do corpo humano (no caso dos transgênicos) ou ainda por carência de determinadas enzimas.

O importante ao identificar a intolerância ou a alergia é cercar-se de cuidados na substituição dos nutrientes antes fornecidos pelo alimento que se está retirando da dieta. É irresponsável e nocivo à saúde cortar alimentos sem a devida substituição por outros que forneçam os mesmos nutrientes.

Abaixo uma pequena lista para ajudar a diferenciar alergia de intolerância:

Lactose

Sintomas de alergia: urticária, vermelhidão, inchaço labial, respiração ofegante, coceira crônica, ânsias de vômito, diarreia e dores de estômago agudas.
Sintomas de intolerância: diarreia e inchaço.
Trigo
Sintomas de alergia: urticária, inchaço facial, respiração ofegante, coceira crônica, vômitos, diarreia e dores de estômago agudas.
Sintomas de intolerância: juntas doloridas, dores de estômago, inchaço e depressão.
Álcool
Sintomas de alergia: palpitações cardíacas, sensação de calor intenso e dores de cabeça lancinantes, cuja origem está na falta de uma enzima que metaboliza o álcool.
Sintomas de intolerância: Rubor nas faces, espirros e congestão.
Frutos do mar
Sintomas de alergia: Choque, obstrução das vias respiratórias e perda de consciência. Segundo os médicos, neste caso, as alergias tendem a ser bem específicas, como ao atum cru, mas não ao alimento enlatado, ou ao salmão, por exemplo.
Não existe intolerância aos frutos do mar, segundo a medicina. Muitas vezes há confusão com intoxicação devido ao consumo de alimentos crus ou mal conservados, o que pode causar vermelhidão, erupções na pele e diarreia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.