quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Pesquisa revela que bebês brasileiros estão comendo doces e salgadinhos antes do primeiro ano de vida

Hoje é meu aniversário, faço 32 anos de idade sem nunca ter precisado de internação, ou qualquer procedimento médico complexo. No máximo uma cirurgia de desvio de sépto. Doo sangue a cada quatro meses, e devo minha saúde à boa alimentação que tive na infância.

Fui amamentada até o primeiro ano de vida, depois inserida numa alimentação variada e pouco condimentada. Minha mãe fazia comidas leves e saborosas, ajudando na cozinha tomei gosto e aos oito anos já fazia minhas próprias receitas.

Infelizmente isso não ocorre em todas as famílias. Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) revelou que os pais estão oferecendo alimentos com excesso de gordura, açúcar, sal, corante e outros aditivos alimentares para bebês com quatro meses de idade.


Participaram do estudo 179 crianças, entre quatro e doze meses, de famílias das classes A, B e C de São Paulo, Curitiba e Recife. O fato dos pais não saberem cozinhar contribui para a má qualidade da alimentação infantil.


 
Os "alimentos" mais oferecidos são lasanha congelada, macarrão instantâneo, refrigerante, salgadinho, chocolate, suco artificial e muita bolacha recheada.

Queridos pais que não sabem cozinhar:

  • Até um ano de vida, tudo que o bebê precisa é o leite da mãe. Se o leite não for suficiente é o caso de cuidar da alimentação da mãe a fim de fortificá-lo;
  • Caso a mãe não possa amamentar existem bancos de aleitamento materno;
  • Ao introduzir o bebê à alimentação normal, faça-o por meio de raspas de frutas ou legumes cozidos no vapor e amassados (os bebês não digerem bem o sal e o açúcar industrializado causando cólicas e irritação)

Não é preciso saber cozinhar para amamentar ou raspar uma fruta.
Obrigada mãe, por ter me ensinado a me alimentar verdadeiramente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.