quarta-feira, 3 de março de 2010

Alimentação no combate à insônia

Com o friozinho que está fazendo, a cama fica mais convidativa, e o sono pode parecer mais fácil que nos dias de verão. Mas não é assim para todo mundo. Mesmo com o ambiente propício, há aqueles que sofrem dos males do sono. Vejamos como uma alimentação adequada pode ajudar a resolver esse problema.

Não basta cortar os alimentos estimulantes como os que contém cafeína. É importante que a última refeição do dia ocorra ao menos duas horas antes da você ir pra cama, e que seja uma refeição leve para a digestão ocorrer com mais facilidade.

Um chazinho de camomila ou um suco de maracujá podem auxíliar à condução ao sono, mas cuidado no excesso de líquidos que podem interromper o sono para idas ao banheiro de madrugada.

A maior causa de problemas de insônia se deve a fatores emocionais, então procure se desligar dos problemas nas últimas horas do dia. Ficar sem dormir não ajudará a encontrar soluções, ao contrário, muitas pessoas encontram soluções nos sonhos. Caso esse não seja o seu problema, não exite em procurar um médico, é muito importante saber a origem do seu distúrbio.

Alguns alimentos podem ajudar a condução ao sono perfeito, mas procure usá-los na dieta noturna, do contrário pode resultar em sonolencia durante o dia. São eles:

  1. Alface – É um alimento reconhecido por sua propriedade calmante e indutora do sono, a melhor forma de consumi-la é no jantar com molho de iogurte natural e ervas finas
  2. Vegetais verdes – Os vegetais são ricos em magnésio, cálcio e vitamina B ajudam na hora de acalmar o corpo
  3. Noz-moscada – Este tempero/especiaria é usada há muitos anos em outros países como sonífero
  4. Chá de camomila – Funciona como excelente relaxante muscular, ideal para pessoas que praticam atividade física
  5. Hortelã – Contribui para o relaxamento dos nervos e boa digestão, seu uso é indicado após as refeições
  6. Leite – O leite contém o aminoácido triptofano, que relaxa os músculos e induz o sono
  7. Maracujá- O maracujá possui algumas propriedades que funcionam como calmante. Por esse motivo ajuda além de acalmar, relaxa e ajuda a dormir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.