terça-feira, 2 de março de 2010

Boas leituras aquecem a alma


As ervas na cozinha é um livro de receitas nada convencional, que acaba de ser republicado pela BEI Editora. Nele a Rosy Bornhausen dividiu as receitas por estações do ano, acompanhando-as de "dicas" sobre as qualidades terapêuticas dos alimentos envolvidos em cada refeição proposta.

Comidas e remédios caminham juntos sempre. Mais que isso, a classificação da comida entre alimentos bons para serem consumidos em determinadas situações e não em outras possibilita ao pesquisador compreender as visões de mundo que perpassam concepções de corpo, saúde e doença. O livro de Bornhausen é uma deliciosa coleção de iguarias, cujo preparo facílimo é apresentado na simplicidade e riqueza de detalhes.

A autora chama a atenção para a importância de se fazer das refeições momentos de prazer e beleza. Para isso indica não só pratos saborosos, coloridos e aromatizados pelo tempero das ervas e demais especiarias, mas também decoração da mesa e do ambiente, em que a presença de flores é, segundo ela, imprescindível.

Ela consegue recriar, através de suas receitas, uma representação do paraíso como um jardim muito bem trabalhado. Mas alerta que a gula constitui pecado mortal.

 As ervas na cozinha lembra o tratado sobre o regime escrito por Hipócrates, no século V a.C., cujos princípios continuam a nortear as noções que sustentam a classificação das comidas e remédios considerados restauradores do equilíbrio corporal ou da saúde, nos meios populares.

  • Para doenças respiratórias são indicados alimentos/remédios quentes, ao passo que para os males da pele, alimentos/remédios frios seriam os mais convenientes.
  • Para o verão, são indicados pratos leves e frescos, enquanto no inverno a comida deve ser quente e forte, visto que nesse período o corpo necessita de mais energia.
  • Outono e primavera são estações de passagem, devendo a alimentação dessas épocas ser condizente com a preparação do corpo para as estações vindouras (inverno ou verão).
Hipócrates, além de indicar alimentos e remédios para cada estação, tipo de doença e personalidade, aconselhava também exercícios físicos e banhos. Rosy, entretanto, não se propõe a isso. 

Uma boa leitura para os dias frios em que esperamos um assado por mais de uma hora...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.